CI

Regulamento inadequado prejudica captura de sementes

"Esses declínios poderiam levar a uma perda de resistência para todo o ecossistema"


Um estudo publicado na revista Current Biology, concluiu que estruturas regulatórias inadequadas controlando o fornecimento de sementes silvestres, limitando a capacidade agrícola e o desperdício de sementes estão impedindo a adoção de práticas sustentáveis de coleta de sementes nativas. De acordo com Paul Nevill, pesquisador da Escola de Ciências Moleculares e de Vida de Curtin, na Austrália, os recursos continuaram a ser corroídos pela perda de habitat, degradação da terra e mudanças climáticas. 

"Sem medidas regulatórias robustas para atender à demanda global de revegetação de populações de plantas, a coleta excessiva de sementes de populações selvagens ameaça mais erosão. A extração selvagem de sementes em escala necessária para atender às demandas globais de restauração não é sustentável, portanto o fornecimento ético de sementes para restauração agora representa uma questão central na prática de restauração responsável”, comenta. 

Nesse cenário, o Dr. Nevill afirmou que o investimento em fazendas nativas fundadas em modelos de negócios robustos para garantir a sua viabilidade comercial a longo prazo é necessária, junto com a introdução de um quadro regulamentar para garantir a integridade da qualidade das sementes e o desenvolvimento de tecnologias de melhoramento de sementes e de sementeira de precisão para garantir a máxima conversão de sementes em plantas. 

No entanto, o Professor John Dixon alertou que, como a produção de sementes para a maioria das plantas seguia um longo processo de alto risco de floração, polinização e maturação de sementes, as plantas poderiam ser incapazes de compensar as perdas repentinas na produção de sementes como resultado da colheita. "Esses declínios poderiam levar a uma perda de resistência para todo o ecossistema, particularmente porque os climas de secagem devem reduzir as taxas de produção de sementes e alterar a maturação das sementes e a persistência das sementes no solo", conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.