CI

Regularização de barragens em pauta

Dentre vários assuntos relacionados as questões ambientais, foi abordado a necessidade de regularização das barragens do estado


O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, deputado federal José Mário Schreiner, recebeu nesta segunda-feira (25), juntamente com diretores e parte da equipe técnica da Faeg, a Secretária do Meio Ambiente, Andrea Vulcanis. Dentre vários assuntos relacionados as questões ambientais, foi abordado a necessidade de regularização das barragens do estado. Mas não se pode  colocar sob a mesma ótica o caso ocorrido em Brumadinho, Minas Gerais, e as barragens usadas no setor agropecuário porque as finalidades são completamente diferentes. A federação estará acompanhando e discutindo esse processo junto a secretaria para que não ocorra prejuízos ao produtor rural.

De início a ideia é fazer um cadastramento informatizado das barragens para saber a partir dessas informações a classificação quanto a categoria de risco e o dano potencial associado. “Precisamos adequar os empreendimentos as normas de técnicas de barragem, mas a segurança jurídica ao produtor deve ser primordial para regularizar a situação. Sugeriu, José Mário.

A secretaria propôs para essa semana um workshop para discutir como será esse cadastro, prazos e termos de compromisso. “ Estamos buscando apoio para fazer isso de forma branda para conseguirmos colaboração de quem tem essas barragens nas propriedades, independentemente do tamanho”, explicou a secretária.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.