Reino Unido: Produtores devem procurar novo vírus

TOMATE

Reino Unido: Produtores devem procurar novo vírus

Doença é semelhante ao mosaico do tabaco e ao mosaico do tomate
Por: -Leonardo Gottems
263 acessos

O governo do Reino Unido está incentivando os seus produtores a procurar sintomas de um novo vírus em potencial que pode ser devastador para as culturas de tomates e pimentões. Identificado pela primeira vez em Israel em 2014, o vírus do fruto rugoso do tomate marrom (ToBRFV) já foi confirmado na Alemanha, representando um risco potencial para a produção do Reino Unido. 

O vírus resulta em frutas não comercializáveis e pode afetar até 100% das ações, o que pode ter um impacto econômico substancial, já que o valor de mercado da produção nacional de tomates do Reino Unido foi de 104,9 milhões de libras em 2017. O vírus está relacionado ao vírus do mosaico do tabaco e do mosaico do tomate, no entanto variedades com resistência a esses vírus serão suscetíveis ao ToBRFV. 

O tomate é o principal hospedeiro do ToBRFV, mas estudos demonstraram que o pimentão pode atuar como um hospedeiro menor, apresentando sintomas leves. Os sintomas a serem observados incluem coloração em mosaico das folhas, frutos descoloridos com manchas amarelas e deformação dos frutos. 

O Conselho de Desenvolvimento Agrícola e Hortícola (AHDB) emitiu informações para ajudar os produtores a identificar os sintomas antes de sua chegada ao Reino Unido. Recomendações sobre prevenção de infecção e disseminação através de medidas de higiene também estão disponíveis.  

Nathalie Key, gerente de intercâmbio de conhecimento da AHDB, disse que “embora o vírus ainda não esteja no Reino Unido, estamos mobilizando recursos para garantir que a indústria esteja ciente dos possíveis sintomas. É importante que os produtores estejam cientes dos protocolos de higiene para minimizar o risco de infecção”. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink