CI

Reino Unido aprova ensaio de campo de trigo editado

"Acreditamos que os níveis de asparagina podem ser reduzidos substancialmente"


Foto: Pixabay

A Rothamsted Research, uma pioneira em testes de safras geneticamente modificadas desde a década de 1990, recebeu permissão do Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais (DEFRA) do Reino Unido para realizar uma série de testes de campo de trigo com genoma editado. Os experimentos baseados em Hertfordshire, na Inglaterra, serão os primeiros testes de campo com trigo editado pelo CRISPR em qualquer lugar no Reino Unido ou na Europa. 

O trigo foi editado para reduzir os níveis do aminoácido natural, asparagina, que é convertido no contaminante de processamento carcinogênico, acrilamida, quando o pão é assado ou torrado. O objetivo do projeto é produzir trigo ultrabaixo de asparagina e não transgênico, disse o professor Nigel Halford, líder do projeto. 

“A acrilamida tem sido um problema muito sério para os fabricantes de alimentos desde que foi descoberta em alimentos em 2002”, disse ele. “Causa câncer em roedores e é considerado 'provavelmente cancerígeno' para humanos. Ocorre no pão e aumenta substancialmente quando o pão é torrado, mas também está presente em outros produtos de trigo e muitos alimentos derivados de safras que são fritos, assados, torrados ou torrados, incluindo batatas fritas e outros petiscos, batatas fritas, batatas assadas e café”. 

“Acreditamos que os níveis de asparagina podem ser reduzidos substancialmente no trigo sem comprometer a qualidade do grão. Isso beneficiaria os consumidores, reduzindo sua exposição à acrilamida em sua dieta, e as empresas de alimentos, permitindo-lhes cumprir os regulamentos sobre a presença de acrilamida em seus produtos”, completou. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.