CI

Reino Unido estende licença para glifosato por 3 anos

Legislação compreende outros princípios ativos também


Foto: Divulgação

Falando no congresso virtual do British Crop Production Council (BCPC) 2020, Darren Flynn, chefe de distribuição de substâncias ativas para a Divisão de Regulamentação Química (CRD), explicou que todas as substâncias ativas com expiração prevista entre 1º de janeiro de 2021 e 31 de dezembro de 2023 seriam concedidas uma extensão de três anos sob o novo regime de regulamentação de pesticidas da Grã-Bretanha. Uma delas é o Glifosato.

“Esta extensão de três anos está sendo fornecida para dar tempo para o desenvolvimento do novo programa de renovação de substância ativa da Grã-Bretanha, embora HSE [o Health and Safety Executive] ainda retenha o poder de revisar aprovações de substância ativa a qualquer momento, caso haja novas evidências identificar quaisquer preocupações com a saúde humana ou com o meio ambiente ”, disse ele.

A extensão deve ser aplicada ao glifosato, já que sua data de validade atual na UE é 15 de dezembro de 2022, o que significa que após o Brexit sua data de validade será prorrogada até pelo menos 15 de dezembro de 2025 na Grã-Bretanha.

“Tomaremos nossas próprias decisões, com base em nossas próprias avaliações”, disse ele. “Quaisquer novas decisões sobre substâncias ativas tomadas sob o regime da UE após 1º de janeiro não serão aplicáveis ??na Grã-Bretanha”, completou.

Uma vantagem no futuro deve ser decisões mais rápidas. Normalmente, de acordo com os processos da UE, o tempo necessário para obter com sucesso um pedido de substância ativa até a autorização de um produto pode ser de cinco anos.

“Ao tomar decisões sobre substâncias ativas, produtos fitofarmacêuticos e limites máximos de resíduos em paralelo, em vez de em sequência como na UE, podemos provavelmente reduzir o período de avaliação para dois anos,” explicou o Sr. Flynn.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.