Relatório alerta para presença do bicudo no algodão

PREOCUPAÇÃO

Relatório alerta para presença do bicudo no algodão

"É de extrema importância a manutenção da vigilância constante"
Por: -Leonardo Gottems
496 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente

Um relatório produzido pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) alertou para a presença do bicudo-do- algodoeiro (Anthonomus grandis) na entressafra da cultura. De acordo com o entomologista do IMAmt, Guilherme Moura Rolim, o bicudo é considerado a maior praga da cotonicultura nacional. 

Segundo ele, o estudo foi realizado a partir da instalação de armadilhas de feromônio em propriedades de todas as regiões, para conseguir chamar a atenção para as áreas de maior presença dessa praga. "Fazendo o levantamento das populações do bicudo em Mato Grosso, temos condições de alertar produtores e técnicos para as áreas que oferecem maior risco, evitando assim grande pressão da praga na safra 2018/2019", comenta. 

O material resultante da coleta será disponibilizado para produtores associados à Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão) e disponibilizado para consulta nos sites da Ampa e do IMAmt, para que produtores de todo o país possam ter acesso. "É importante redobrar a atenção nas áreas com maior captura, principalmente naquelas onde houve dificuldade na destruição de soqueira, bem como realizar a destruição de qualquer planta de algodoeiro, evitando a permanência e/ou reprodução do inseto durante a entressafra”, afirma. 

No entanto, o especialista comenta que a única forma de conseguir controlar a praga é fazendo o monitoramento constante das lavouras. "É de extrema importância a manutenção da vigilância constante, pois o trabalho bem feito nas três últimas safras pode ser perdido, caso haja algum relaxamento ou falta de atenção com as ações que devem ser realizadas nesse período de pré-safra 2018/2019”, conclui.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink