CI

Relatório aponta preços elevados da soja no Brasil

 Até a 4ª semana de julho o Brasil já havia importado 100 mil toneladas de soja


Foto: Marcel Oliveira

O relatório Agro Mensal do Itaú indica que o cenário brasileiro ainda é de preços elevados nos próximos meses diante da redução da disponibilidade do grão no mercado doméstico face aos bons níveis de exportação e das boas margens de esmagamento. Isso tende a fazer com a que “briga” pelo que ainda falta de soja a ser comercializada (muito pouco) seja bastante grande.

 Até a 4ª semana de julho o Brasil já havia importado 100 mil toneladas de soja. Embora esse volume represente uma ordem de grandeza pequena, ele é 682% superior ao observado em todo julho do ano passado.

No Brasil, no entanto, as cotações voltaram a subir ao longo de julho a despeito do avanço da colheita da safrinha e da valorização do Real. A razão para isso vem da boa capitalização do produtor após os bons resultados apurados com a soja e do elevado volume de comercialização antecipada, que também tira a pressão para que parte da produção que ainda não foi negociada seja disponibilizada ao mercado.

De acordo com a prejeção divulgada pelo relatório, as estimativas indicam que os preços no mercado doméstico estão sendo negociados com prêmios sobre a paridade de exportação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.