CI

Relatório para sanidade avícola sai nesta semana

O relatório das auditorias realizadas pelo Ministério da Agricultura abrange oito estados


O relatório das auditorias realizadas pelo Ministério da Agricultura em oito estados para definição do conceito de cada um no Plano Nacional de Prevenção à Influenza Aviária e Controle da Doença de Newcastle deverá ser divulgado nesta semana. Os estados auditados são Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás. Segundo o chefe do Serviço de Sanidade Animal da Superintendência da Agricultura (Mapa/RS), Bernardo Todeschini, as auditorias são obrigatórias para organizar o trânsito entre os estados que aderiram ao programa.

Entretanto, para a responsável por sanidade avícola da Secretaria da Agricultura (Seapa), Adriana Reckziegel, o conceito deverá ser divulgado em novembro, quando todas as auditorias tiverem sido realizadas. “A greve dos fiscais federais agropecuários é um dos motivos para a demora na divulgação do conceito”, comentou Adriana. Os níveis de classificação serão de A a D. Os estados que não aderirem ou que não forem classificados receberão D.

Técnicos do Departamento de Produção Animal (DPA) e do Mapa reuniram-se, na quinta-feira, na Seapa, para debater propostas de padronização de inspeções sanitárias no RS. Segundo Adriana, foi acertada a realização, a cada mês, de coletas de matrizes em dez propriedades para testes de Influenza Aviária e Newcastle.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.