Relatório semanal do Imea destaca final do ciclo 2009/2010 no MT
CI
Agronegócio

Relatório semanal do Imea destaca final do ciclo 2009/2010 no MT

Produtores encerraram 2009/10 com um lucro médio para o estado de R$ 8,67 por hectare
Por:

O mês de junho, que tradicionalmente encerra as safras, encerrou neste ano a maior safra de soja da história de Mato Grosso. Com números recordes de área (6,2 milhões de hectares) e produção (18,8 milhões de toneladas), apesar da produtividade.

O Imea divulgou seu relatório semanal, nesta segunda-feira (28/06), destacando que a rentabilidade operacional até junho está em 6,4 sacas por hectare no Médio-Norte (Sorriso), 5,4 sc/ha no Oeste (Sapezal) e 3 sacas por hectare no Sul (Campo Verde). Entretanto, se considerarmos os custos com terra (arrendamento) e maquinário, os produtores encerraram 2009/10 com um lucro médio para o estado de apenas R$ 8,67 por hectare.

Já para safra 2010/11 os primeiros números do Imea estimam uma queda na área plantada de 1,7%, devendo ser plantados 6,09 milhões de hectares. Tal queda virá por áreas menos atrativas que devido à baixa rentabilidade de 2009/10 deverão ser “abandonadas”.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.