CI

Remédio contra carrapato combate coronavírus, diz estudo

Ivermectina já foi testado em dengue, zika e H1N1


Foto: Márcia Prata/ Embrapa

Um estudo realizado na Austrália por pesquisadores da Universidade de Melbourne e do Hospital Royal Melbourne indicou que a ivermectina, um remédio utilizado comumente para combater carrapatos, piolhos e outros parasitas, pode matar o coronavírus. O teste in vitro registrou a morte do vírus em 48 horas. 

"Nos casos como este, de uma nova epidemia, é muito difícil criarmos uma droga inteiramente nova", explica Fernando Bozza, infectologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). "Uma das estratégias que usamos no mundo todo e tentar reposicionar alguma outra droga já conhecida. Ou seja, testar sua eficácia na nova doença”, comenta.

Veja também: União Europeia aprova ivermectina contra COVID-19 

Apesar de ser comumente usada para tratar os parasitas, a ivermectina já foi testada também contra dengue, zika e H1N1. "Nós descobrimos que uma única dose consegue, essencialmente, remover todo o RNA viral (da covid-19) em 48 horas. Em 24 horas já há uma redução significativa", explicou Kylie Wagstaff, principal autora do estudo. 

A especialista ressaltou, no entanto, que o estudo foi feito in vitro, com células e testes em seres humanos ainda são necessários. "A ivermectina é um remédio muito usado e considerado seguro", disse. "Mas precisamos descobrir agora que dosagem seria mais eficaz em humanos. Este é o nosso próximo passo”, completa. 

Além da praticidade, ela explica que em casos de pandemia, onde uma decisão rápida é fundamental para conseguir combater o problema, o uso de um remédio já conhecido e a forma mais rápida de se chegar a um tratamento eficaz. "Com não existe nenhum tratamento aprovado, se temos um composto que já está disponível em todo o mundo e se revela eficaz, isso pode ajudar as pessoas. Sendo realista, vai demorar ainda um tempo até conseguirmos uma vacina." 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.