CI

Remuneração racha cadeia sucroalcooleira


Produtores de cana e usinas de açúcar e álcool estão em lados opostos no que diz respeito ao pagamento pela tonelada da matéria-prima. Os fornecedores da cana querem uma revisão do atual modelo de pagamento, o Consecana, e parte destes produtores propõe como alternativa receber em produto - açúcar e álcool ou preço equivalente - pela entrega da cana. As usinas não querem abrir mão do atual modelo, mas sinalizam concordar com a revisão desse sistema.


Ao Valor, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse nesta quinta-feira que a proposta parece inteligente, uma vez que separa o açúcar do bagaço da cana. Rodrigues disse que o papel do governo não será de intervir neste processo, mas que está disposto a ouvir todos os lados para que a cadeia busque um entendimento. "Uma parte do setor não pode ganhar tudo [referindo-se às usinas] e outra ganhar pouco [referindo-se aos fornecedores]."

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.