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Report AgTech Garage 2021 apresenta ações do maior hub de inovação no agro na América Latina

O report detalha os grandes números e iniciativas de uma rede composta por mais de 850 startups e mais de 50 empresas


Foto: Pixabay

O AgTech Garage, maior hub de inovação da América Latina, está crescendo em ritmo acelerado, fomentando o ecossistema de inovação aberta do agronegócio no Brasil e nos países vizinhos. Os dados estão no Report AgTech Garage 2021, que traz os principais números e iniciativas do último ano. 

Ao todo, já são mais de 4 mil profissionais, mais de 100 universidades e instituições de pesquisa, 30 agências internacionais, 60 investidores e 850 startups, nacionais e estrangeiras, conectados ao hub, além de uma densa rede de empresas parceiras — que já soma 58 membros e está em constante expansão.

Basta olhar para os números desde a fundação do AgTech Garage. Em 2017, quando o hub se instalou em Piracicaba (SP), eram duas as companhias parceiras, que passaram a sete no ano seguinte. No fim de 2019, elas somavam um total de 20. E, em 2020, em plena pandemia, a rede passou por um boom e chegou a 40 parceiros. Até dezembro de 2021, a expectativa é ter 70 empresas na rede.
José Tomé, CEO do AgTech Garage, afirma que o hub vislumbra um crescimento orgânico de sete vezes nos próximos três anos, a partir da adesão de novos parceiros e da expansão física e digital.

Mais do que um espaço onde as pessoas se encontram e buscam conexões, o AgTech Garage evoluiu para se tornar um novo tipo de organização — com elementos de consultoria, agência, fundo de investimento e escola. 

O hub é um ambiente colaborativo, em que os parceiros estão abertos à troca de experiências e aprendizados, e onde o valor compartilhado é regra. Afinal, das provocações constantes que a própria comunidade fomenta é que surgem as melhores ideias e as ações de inovação. 

“A gente, cada vez mais, pensa no hub como um ‘one stop shop’ para a inovação aberta. Ou seja, um shopping de parada única para suportar a inovação dos nossos parceiros”, diz Tomé, lembrando que o propósito do AgTech Garage é nada menos do que “Alimentar os empreendedores que vão alimentar o mundo”. 

Rumo a esses objetivos, o hub anunciou este ano a criação de um fundo de investimento junto ao The Yield Lab com US$ 5 milhões para aportar em ag&food techs. Lançou também o For Farmers, programa de conexão dos produtores rurais ao universo da tecnologia, e fundou a área de Learning & Experience, que ajudará a estruturar a jornada de inovação aberta dos parceiros.

Densidade no ecossistema

Especializado no agronegócio, o AgTech Garage está pronto para buscar soluções das mais variadas dentro do ecossistema empreendedor. A exemplo de startups de recursos humanos, que selecionou para um desafio tecnológico da Bayer. Ou de robótica, que a Genesis Group e a Purina procuraram por meio do hub, visando automatizar processos internos.  
A rede do AgTech Garage, composta por mais de 850 startups, tem representantes na área de gestão, agricultura de precisão, marketplaces, bio e nanotecnologia, cultivo protegido, rastreabilidade, controle de pragas e doenças e foodtechs, apenas para citar alguns exemplos.
Entre as próprias corporates, há dentro do hub empresas de 10 setores da economia, que vão do agronegócio às ciências farmacêuticas e ciências da vida; passando por petróleo, gás e petroquímica; papel e celulose; serviços financeiros; bancos; alimentos e bebidas, entre outros. 

De julho de 2020 a julho de 2021, o AgTech Garage promoveu mais de 60 buscas ativas por tecnologias inovadoras no ecossistema empreendedor (além de conexões pontuais de parceiros com startups de suas áreas de interesse), e cerca de um evento ou visita imersiva no hub por dia útil.

Com papel central nas atividades do hub, professores e pesquisadores de universidades também interagem ativamente com a comunidade por meio do Fellowship AgTech Garage. Este ano, 27 participantes do programa estão engajados em uma agenda de troca de experiências com o ecossistema de inovação a nível nacional. 

No hall de ações idealizadas pelo hub, o Report AgTech Garage 2021 também destaca  a iniciativa Membership Bayer, voltada ao fomento da inovação entre cooperativas e distribuidores atendidos pela Bayer, e o Programa Soja Sustentável do Cerrado (PSSC), que fomenta soluções inovadoras para a produção de grãos em áreas livres de desmatamento, em parceria com o Land Innovation Fund e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Para saber mais sobre essas e outras iniciativas, como o programa de potencialização de startups Intensive Connection — que este ano teve como empresas parceiras a Suzano, o Sicredi, OCP, Ceva, Bunge e Bayer — acesse a versão do Report AgTech Garage 2021 em português e inglês.


 

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