CI

Representante da FAO no Brasil palestra no Rural Show

Evento inicia nesta quinta-feira (17.07)



Atualmente, mais de 842 milhões de pessoas sofrem de fome crônica no mundo, muitas outras morrem ou sofrem os efeitos nocivos de uma nutrição inadequada. E a população mundial – hoje, com aproximadamente 7,2 bilhões de pessoas – não para de crescer. Analisando fatores como estes, surge a dúvida: haverá comida para todos nas próximas décadas?

Pensando nisso, a edição 2014 do Rural Show trará na próxima sexta-feira, dia 18, o representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO no Brasil, Alan Bojanic, para ministrar a palestra "O papel da agricultura familiar na segurança alimentar".

Entre os temas que Bojanic abordará em sua apresentação estão as perspectivas latino americanas sobre a importância da agricultura familiar na segurança alimentar.

De acordo com o representante da FAO no Brasil, a agricultura familiar é uma forma de vida e não só um negócio. “É uma maneira de enxergar o mundo, valorizando a preservação de práticas culturais e, principalmente, as práticas de solidariedade, sendo esta última um eixo fundamental na agricultura familiar que, através do cooperativismo, promove um resgate do associativismo com empreendedorismo e uma organização formal que fazem com que seus integrantes alcancem resultados que não seriam conquistados isoladamente”.

Para Bojanic, a agricultura familiar merece maior destaque do que possui hoje, mas ressalta também que nos últimos 20 anos o setor tem sido foco de políticas bem sucedidas, transferência de rendas e de programas de desenvolvimento importantes, como o  Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar – Pronaf  e o  Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. “Tudo isso tem fortalecido a agricultura familiar, mas sempre tem espaço para o aprimoramento de novas políticas”, explica ele, que elogia: “O Brasil tem se tornado um modelo para a América Latina nesse sentido”.

No “Ano Internacional da Agricultura Familiar”, ele destaca que ela terá maior visibilidade não só para os tomadores de decisão, mas também para os cidadãos em geral. “Está mais do que na hora do consumidor urbano saber que a maior parte da comida que está no prato dele no dia a dia vem das propriedades rurais familiares”.

Segundo Bojanic, o Rural Show é fundamental para destacar essa importância, além de mostrar experiências que deram certo e reunir, informar e qualificar aqueles que são responsáveis pela agricultura familiar. “É uma excelente oportunidade para apresentar ao país a importância da agricultura familiar e das ações que estão sendo realizadas com o associativismo. A agricultura familiar contribui não só produzindo alimentos para a população, mas também reduzindo a pobreza, elevando a qualidade de vida do produtor rural e de sua família e fomentando a economia do país”.

O Rural Show é organizado pela Cooperativa Piá, em parceria com Emater / RS – ASCAR e a Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis. O evento inicia na próxima quinta-feira, dia 17, e vai até o dia 20 de julho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.