CI

Resíduos nos alimentos são semelhantes aos da Europa

Relatório da Anvisa criou a imagem de que as frutas e hortaliças são prejudiciais à saúde


A principal necessidade básica da humanidade é o alimento. Por esta razão, a segurança alimentar sempre foi prioridade. Segundo o presidente da CCAS e colunista da Agrolink, José Otávio Menten, todas as nações, povos e indivíduos se preocupam com a quantidade de alimento produzido e disponibilizado para o consumo. Entretanto, cada vez mais, também há preocupação com a qualidade do alimento consumido. Qualidade que envolve tanto as características nutricionais como a sanidade dos alimentos.


Em sua última coluna, Menten aborda a questão levantada sobre os resíduos de agrotóxicos nos alimentos e a qualidade dos mesmos. Segundo ele, o relatório da Anvisa criou a imagem de que as frutas e hortaliças disponibilizadas à população brasileira estão contaminadas e são prejudiciais a saúde. “É importante realizar o monitoramento de resíduos de defensivos agrícolas em alimentos. Mas é fundamental interpretar os dados obtidos cientificamente e divulgar para a sociedade de forma conveniente”, comenta. Ele ainda ressalta que o monitoramento foi distorcido, e apenas 3,6% das amostras estão com resíduos acima do limite estabelecido, condições semelhantes a da Europa, América do Norte e Ásia.


Para saber mais sobre o assunto, leia aqui última coluna de José Otávio Menten.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.