CI

Resultados da Integração Lavoura-Pecuária são apresentados na Região dos Chapadões

Realizado em Campo Grande, nesta quarta-feria (27) na sede da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado) o Workshop “Integração Lavoura Pecuária-Silvilcultura, contou com a participação de representantes das principais entidades do agron


Realizado em Campo Grande, nesta quarta-feria (27) na sede da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado) o Workshop “Integração Lavoura Pecuária-Silvilcultura, contou com a participação de representantes das principais entidades do agronegócio do Estado. Na oportunidade, a Fundação Chapadão foi representada pelo Pesquisador/Consultor em Fertilidade do Solo Aguinaldo Leal, juntamente com o Eng. Agr. Mestrando em agronomia pela Feis/Unesp Fábio Tosta , que apresentaram os resultados de pesquisa desenvolvidos neste tema, além das atividades desenvolvidas nas seguintes linhas:

- Áreas Demonstrativas e divulgação do sistema: expondo as atividades desenvolvidas durante os eventos TecnoAgro 2008 e 2009, realizado pela instituição no segundo semestre de Fevereiro e neste ano teve o tema principal Integração Lavoura-Pecuária, com depoimento de produtores e palestras que abordavam o tema .

- Resultados de pesquisa em Integração-Lavoura-Pecuária e acompanhamento aos produtores/pecuaristas: Resultados obtidos em trabalhos na região dos Chapadões, em algumas condições da região, objetivando quantificar a contribuição da utilização de diferentes Brachiarias no sistema de produção de grãos, bem como a contribuição desta cobertura no manejo do fungo-mofo branco que ataca as culturas da soja, algodão e girassol.

Outro ponto destacado na palestra de Leal foi os trabalhos de pesquisa destacando os melhores manejos de corretivos e fertilizantes a serem adotados em regiões tradicionais de pastagem sobre solos arenosos, também presentes na região dos Chapadões. O pesquisador também destacou o trabalho que Fundação Chapadão vem realizando com acompanhamento técnico para a locação de variedades de soja e espécies de gramíneas, além da otimização no manejo de corretivos e fertilizantes, adequados ao sistema de produção de cada propriedade e a sua vocação principal, produção de grãos ou pecuária de corte ou leite.

Leal também enfatizou a importância de programas de financiamento específicos direcionados a recuperação de pastagens degradadas utilizando o sistema de integração lavoura-pecuária, em virtude deste demandar no mínimo cinco anos, com quatro cultivos de soja, para cobrir todo investimento.

O Workshop:

Organizado pela Campo Consultoria e Agronegócios, o evento contou com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Superintendência da Federal da Agricultura do Estado (SFA/MS), Seprotur, Agraer, Iagro, Satur, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Corumbá, Embrapa Gado de Corte, Organização das Cooperativas Brasileiras em MS- OCB/MS, Associação dos Criadores do Estado (Acrissul), Fundação Chapadão, Fundação MS, Sindicato Rural de Campo Grande, UCDB, Uems, UFMS, Uniderp, Unigran, Crea/MS, CRMV/MS, APDC, Giatec e GPD Dourados.

As informações são da assessoria de imprensa da Fundação Chapadão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.