Reta final da soja com chuva irregular
CI
Imagem: Pixabay
AGROTEMPO

Reta final da soja com chuva irregular

A previsão do tempo inclui o estado do Rio Grande do Sul e região do chamado “Matopiba”
Por: -Leonardo Gottems

O plantio da soja já foi concluído na maior parte do Brasil, mas nos extremos do País ainda está em reta final de semeadura. Regiões importantes da cultura ainda irão enfrentar irregularidades na chuva, informa a meteorologista Amanda Balbino Cardozo, colaboradora da Meteored. 

A previsão do tempo inclui o estado do Rio Grande do Sul e região do chamado “Matopiba” (que engloba pares dos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

“O Matopiba, que passa por um período de estiagem, quando não há registro de chuvas por mais de quinze dias. Mas vai receber precipitações a partir dessa semana e as instabilidades irão avançar para o oeste e sudoeste da Bahia, chegando ao Maranhão e Piauí, mesmo que de forma pontual”, aponta a meteorologista da Meteored.

De acordo com Amanda Balbino, no Rio Grande do Sul aproximadamente 88% da soja já foi semeada e os produtores ainda podem esperar por chuvas irregulares nessa reta final do plantio. “Mesmo com boa quantidade de chuva no fim de semana, devido à influência de um sistema extratropical na região A previsão para o restante do ano ainda é de anomalias negativas de precipitação, ou seja, com acumulados abaixo da média, com destaque para o sul do estado”, destaca ela.

Os gaúchos devem, de acordo com a Emater-RS (Excelência em Assistência Técnica e Extensão Rural e Social), plantar seis milhões de hectares previstos para serem cultivados na safra 2020/2021. De acordo com a entidade, o ritmo atual ainda é inferior aos 92% da temporada 2019/2020 e aos 93% da média histórica para este período do ano.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink