CI

Retrocesso no preço do abatido afeta toda a cadeia produtiva do frango

Duraram pouco – nada além de uma semana de negócios – as vendas do frango abatido a preços superiores aos registrados um ano atrás



Duraram pouco – nada além de uma semana de negócios – as vendas do frango abatido a preços superiores aos registrados um ano atrás.

Entre o início de 2012 e o dia 8 de abril – isto é, nos primeiros 99 dias do ano – o valor alcançado pelo frango abatido na cidade de São Paulo manteve-se sempre abaixo, sem nenhuma exceção, do preço alcançado no mesmo período de 2011, registrando-se momentos em que a remuneração de 2012 foi quase 20% inferior à obtida um ano antes. Nesses 99 dias, o frango abatido (resfriado, grande atacado de São Paulo) alcançou preço médio de R$2,53/kg, o que representou ganho 8,6% menor que a média de idêntico período de 2011 – R$2,77/kg.


Nada foi combinado. Mas na mesma data em que o calendário atingia o 100º dia de 2012, 9 de abril, essa situação apresentou a primeira reversão do ano. Então, alcançou-se um valor quase 5% superior ao do mesmo dia de 2011 – o que, supunha-se, representaria apenas o início da aguardada retomada de preços do setor.

Mas, como foi dito no início, o sonho durou pouco. Pois antes mesmo de esgotada a primeira quinzena do mês (a partir da qual a demanda experimenta um esfriamento natural) os preços voltaram a refluir. Ontem, se igualaram novamente aos do mesmo dia do ano passado e a tendência é a de que voltem a ficar negativos em relação a 2011 – ainda que nesta época, no ano passado, os preços do frango abatido também enfrentassem o mesmo refluxo.


O efeito dessa situação (sem dúvida normal em todo período de safra da carne bovina, mas desta vez com desdobramentos mais graves que em anos anteriores) é uma paralisação generalizada de toda a cadeia produtiva do frango.

Veja-se, por exemplo, o caso do frango vivo, ainda obtendo preços insuficientes para cobrir os prejuízos acumulados desde o final do ano passado: encontra-se com a oferta controlada, o que lhe proporciona condições de obter melhores cotações. Mas o equilíbrio de oferta acaba totalmente neutralizado por produto vindo das integrações que, sem obter remuneração adequada para o frango abatido, controlam sua oferta através da colocação de aves vivas no mercado spot. Com isso, a indefinição é geral, afetando até produtores de pintos e de matrizes de corte.



Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.