CI

Reunião de integração marca Dia do Estagiário na Embrapa Acre

A reunião marcou o dia dos estagiários e serviu para esclarecer procedimentos em geral e orientar sobre aspectos relacionados à comunicação.


Com o objetivo de melhorar a integração ao ambiente de trabalho, gestores e analistas de diversas áreas da empresa se reuniram com estagiários e bolsistas da Unidade, na quinta-feira (18), no auditório. A reunião marcou o dia dos estagiários e serviu para esclarecer procedimentos normativos em geral e orientar sobre aspectos relacionados à comunicação, conduta e postura profissional.

Coordenada pelo Setor de Gestão de Pessoas (SGP), a reunião teve uma edição pela manhã e outra à tarde, como forma de contemplar estudantes em estágio nos dois turnos. Segundo o chefe adjunto de administração, João Batista Pereira, que participou da abertura do evento, o objetivo foi contribuir para a compreensão sobre a dinâmica de funcionamento da empresa e melhorar a integração desse púbico com o contexto organizacional. "Destacamos questões profissionais relevantes e isto também é uma forma de reconhecer a importância de estagiários e bolsistas no ambiente institucional. Aqui eles recebem treinamento e se qualificam para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que também contribuem para o alcance dos objetivos da empresa", explica.

A programação contemplou quatro eixos temáticos, abordados por colaboradores  de diferentes áreas. A analista Renata Kelly, secretária da Chefia Geral, falou sobre "Comportamento", destacando aspectos como assiduidade, cordialidade, uso do crachá e atendimento ao cliente, fundamentais para a desenvoltura profissional.  A abordagem sobre "Ética no Trabalho" ficou por conta da analista Suely Moreira, membro da Comissão de Ética da Unidade, com destaque para preceitos de conduta moral, responsabilidade e zelo pelo bem púbico entre outros aspectos relacionados.

O uso de mídias sociais no ambiente corporativo também compôs a pauta da reunião. O analista Fabiano Estanislau, do Núcleo de Comunicação Organizacional, orientou sobre como deve ser o uso do e-mail corporativo e do Facebook, mostrando que essas ferramentas facilitam o trabalho, mas também exigem uma conduta profissional. Já o tema "Segurança da informação" foi apresentado pelo analista Neutemir Feitosa, supervisor do Núcleo de Tecnologia da Informação, que enfatizou os cuidados necessários com o uso de mídias externas como pen-drive e HD, além de recomendações sobre o uso apropriado dos recursos tecnológicos disponibilizados pela empresa e sobre cuidados essenciais para o uso seguro de arquivos eletrônicos, senhas e dados em geral.

Para a estagiária Eliade Ramos do Nascimento, estudante do 4º período do curso Administração de Empresa, na Uninorte, lotada no setor de patrimônio e material, desde março, as informações repassadas serviram para esclarecer dúvidas e ajudarão no desenvolvimento do estágio. "Esse encontro foi importante porque me ajudou a entender melhor o que a empresa faz, como devemos nos portar no ambiente de trabalho e na relação com os diversos públicos da empresa. Somos como uma grande família e precisamos saber ouvir e respeitar as pessoas com quem nos relacionamos. Além disso, quando fazemos parte de uma empresa, temos que zelar pelo nome da instituição. Conhecer e exercitar as normas e regras de conduta é essencial para isso", afirma.

A estudante Adriana da Silva Vasconcelo cursa o 6º período da graduação em Ciências Biológicas, na Uninorte, está na empresa há apenas 40 dias, como bolsista no laboratório de entomologia, e acredita que as informações repassadas ajuduram a conhecer mais sobre a empresa e o que ela faz. "Ainda sou nova aqui e não sabia muito bem como as coisas funcionam. Toda instituição tem regras e entender bem aspectos normativos e o código de conduta da organização é fundamental para o bom aproveitamento. Para mim, é um privilégio ser bolsista na Embrapa, uma instituição renomada e reconhecida na sociedade. Quero conhecer cada vez mais essa empresa para fazer bem minhas atividades. Com certeza, isso vai enriquecer meu currículo profissional", diz.

Programa de Estágio

O Programa de Estágio de Complementação Educacional da Embrapa abre oportunidades para alunos do ensino médio, graduação e pós-graduação de todo o País, possibilitando a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos na instituição de ensino. O objetivo é contribuir com a formação de novos profissionais para o mercado de trabalho, por meio da vivência de ambientes e processo de trabalho em situações reais da futura profissão.

Na Embrapa Acre existem, atualmente, 44 estagiários remunerados, 26 não remunerados (para cumprimento curricular) e 48 bolsistas. Esse contingente atua no apoio a atividades desenvolvidas nas áreas de pesquisa, transferência de tecnologia, administração, comunicação e tecnologia da informação com orientação de pesquisadores e analistas.

O estágio é o primeiro passo na carreira profissional e um processo de aprendizagem necessário, amparado por Lei. João Batista ressalta que além de constituir uma excelente oportunidade para reforçar aspectos do processo educativo e de conviver com profissionais experientes, é fundamental para a transição da vida acadêmica para a profissional e esse aprendizado pode ajudar a descobrir ou fortalecer tendências vocacionais. "Muitos estudantes que passaram pela Embrapa Acre na condição de estagiários ou bolsistas, na área de pesquisa, descobriram sua verdadeira vocação profissional e retornaram à empresa como empregados", destaca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.