Reunião do G20 deve priorizar regulação do sistema financeiro
CI
Agronegócio

Reunião do G20 deve priorizar regulação do sistema financeiro

Meirelles destacou importância dos países emergentes nesse tipo de discussão
Por:

A próxima reunião do G20 (grupo que reúne 20 das maiores economias do mundo), marcada para o fim deste mês em Toronto (Canadá), deve priorizar os debates em torno da criação de mecanismos para prevenir crises econômicas. De acordo com o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, a 4ª Cúpula do G20 vai apresentar um conjunto de sugestões para “fortalecer a capacidade dos países de lutar contra a volatilidade dos fluxos de capitais”.

Além da regulamentação prudencial do sistema financeiro, para torná-lo mais seguro e transparente, o G20 também vai discutir o fortalecimento dos fundos de hedge (proteção) e dos derivativos de balcão e a “supervisão das chamadas instituições sistemicamente importantes que, se quebrarem, contaminam a economia como um todo”. Meirelles fez questão de destacar a importância dos países emergentes nesse tipo de discussão. “É importante que a voz dos países emergentes seja bem ouvida e que o equilíbrio seja mantido”.

Para o presidente do BC, a atuação do Brasil na reunião será voltada para “promover a cooperação internacional com vistas a esta estrutura ou arquitetura financeira mais sólida e garantir a distribuição equânime do esforço de ajustes entre as economias”.

Durante palestra no 3º Fórum Brasil-Estados Unidos, Meirelles disse que a crise na Europa é séria, mas o Brasil já mostrou, na crise financeira de 2008, ter condições de enfrentá-la. “O Brasil saiu mais forte da crise [de 2008 que começou nos Estados Unidos], com crescimento robusto. A crise europeia está em desenvolvimento e não se sabe quais serão as implicações, mas a nossa filosofia em relação a isso é sempre dizer que trabalhamos e nos preparamos para o pior, mas sempre torcendo para o melhor”.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.