CI

Rigotto vai a Brasília discutir preço do trigo pago ao produtor


O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, vai a Brasília na terça-feira (30-11) para debater com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, melhores condições para o preço mínimo do trigo pago ao produtor. O assunto foi tratado na sexta-feira (26-11), no município de Coxilha, no Planalto Médio, com produtores do cereal, que relataram as dificuldades na comercialização devido ao baixo preço oferecido. Segundo os agricultores, a saca do trigo, de 60 quilos, está cotada em cerca de R$ 24, mas os preços pagos estão em R$ 16. "Estamos tomando medidas junto ao governo federal para que tenhamos um preço de comercialização mais justo", afirmou o governador no encontro na Cabanha Butiá, junto à BR 153.

Rigotto destacou a alta produtividade atingida pelos produtores na região, de 4,7 toneladas por hectare. "Além da alta produtividade no Rio Grande do Sul, que representa 34% da produção do cereal no país, o trigo gaúcho tem excelente qualidade", ressaltou o governador ao lembrar que, em 2003, a safra de grãos do RS atingiu 20 milhões de toneladas, o que confirma a tradição de alta produtividade do estado. Participaram da reunião o secretário da Agricultura e Abastecimento, Odacir Klein, e o presidente Federação das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro), Rui Polidoro Pinto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.