Rio Grande do Sul diminui ritmo de plantio da safra 2004/05

Agronegócio

Rio Grande do Sul diminui ritmo de plantio da safra 2004/05

1 acessos

O ritmo do plantio das lavouras de grãos de verão, assim como da colheita do trigo, foi reduzido nos últimos dias em função do clima úmido. Nesta semana, a Emater/RS concluiu novos levantamentos com relação ao feijão e à soja. O plantio do feijão já está praticamente concluído em toda a área estimada para a primeira safra no Rio Grande do Sul. O atual desenvolvimento da lavoura é bom, mantendo boa perspectiva de produção. As fases atuais da cultura são 99% da área plantada, 66% em desenvolvimento vegetativo, 23% em floração e 10% em enchimento de grãos.

A Emater/RS concluiu o levantamento sobre a produtividade das lavouras. O rendimento médio esperado é de 1.069 quilos por hectare, o que deve gerar uma colheita de 105.627 toneladas em uma área de 98.809 hectares. O volume a ser colhido é 16.513 toneladas menor que o da safra passada.

Os técnicos destacam a redução contínua de área de feijão desde 1999, com exceção da safra 2001/2002, e apontam os baixos preços recebidos pelos produtores como um dos motivos mais relevantes, o que provoca a troca pelo cultivo de outras culturas, como fumo, soja ou milho. O reduzido uso de tecnologia utilizado pelos agricultores, também levam a procura por culturas de maior lucratividade, com menores gastos.

A semeadura da soja está em 45% da área, com 42% em desenvolvimento vegetativo. A Emater concluiu um segundo levantamento sobre a área a ser plantada. Os novos números prevêem uma lavoura de 4,135 milhões de hectares, 3,79% mais do que na safra passada. Os números são semelhantes ao primeiro levantamento da instituição. Quanto à produção, a Emater trabalha com uma estimativa de 8,3 milhões de toneladas, levando-se em conta uma produtividade média de dois mil quilos por hectare.

O milho já ocupa 82% da área, contra os 78% do período anterior. Os demais índices são 76% em germinação e desenvolvimento vegetativo e 6% em floração. A situação da lavoura é boa, com boa coloração e bom número de plantas por metro quadrado. A área plantada com arroz é de 55%, enquanto que 53% já estão em germinação e desenvolvimento vegetativo.

O tempo chuvoso impediu a conclusão da colheita de trigo, restando ainda cerca de 17% da área para ser colhida. A qualidade do grão ficou bastante afetada devido ao clima úmido. A quantidade deverá permanecer dentro do esperado, estimando-se uma produção de dois milhões de toneladas.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink