CI

Rio Grande do Sul já colheu 35% da safra 2017 de trigo

Cereal de inverno está em condições mais favoráveis, aponta T&F



Segundo o relatório semanal da Emater-RS, o trigo está com condições mais favoráveis durante a semana que passou. “Apesar de algumas horas do dia com alta umidade do ar, a colheita pode ter continuidade sem maiores contratempos, alcançando 35% da área semeada nesta safra de 2017”, observa a Consultoria Trigo & Farinhas. 

Recente levantamento sobre a área efetivamente plantada neste ano registrou uma diferença (para menos) de cerca de 30 mil hectares em relação à projeção inicial de 728 mil hectares. “Tal redução é fruto de condições desfavoráveis no plantio, impedido em período recomendado, ou devida à impossibilidade de replantio por perdas no início do processo. Devido às intempéries ocorridas este ano ao longo do ciclo da cultura, é grande a variação nas produtividades das lavouras colhidas até o momento, o que dificulta uma aferição mais precisa quanto ao item”, explica a T&F. 

“No geral estas têm se mostrado abaixo das estimativas iniciais, assim como é baixa a qualidade final do produto retirado das lavouras. O grão colhido, na sua maioria, apresenta qualidade abaixo do padrão estabelecido para indústria, com poucas lavouras atingindo produto tipo 1 – acima de pH 78. A maior concentração da produção tem ficado entre 72 e 76 de pH”, conclui o analista Luiz Fernando Pacheco. 

ARGENTINA

Continua avançando a colheita de trigo no norte do país vizinho, depois de registrar um avanço semanal de 1,2 pontos porcentuais. O progresso total no país alcançou 3,5 % da superfície apta, com um rendimento médio de 1.310 kg/ha, aponta a Consultoria Trigo & Farinhas.

Com referência ao potencial produtivo há três estimativas: a) do governo, na qual só ele acredita, que afirma que a safra será de 18,2 milhões/t, praticamente igual que à safra anterior (18,4 milhões/t); b) dos técnicos da Bolsa de Cereais de Buenos Aires, cuja estimativa é de 17,0 milhões de tons; c) e a da consultoria Agritrend, cujo número é de 16,3 milhões de toneladas, a partir de uma área plantada de 5,35 milhões de hectares, mas de uma área colhida que não deverá ultrapassar 5,058 Mha, com um rendimento médio de 3.220 kg/ha.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.