CI

Rio Grande do Sul registra 98,5% da área de arroz plantada

Se for confirmada a expectativa de área, haverá queda de 10% no Estado


O plantio de arroz no Rio Grande do Sul chegou a 98,5% da área inicialmente estimada para esta safra. Se for confirmada a expectativa de 922.840,00 hectares plantados, haverá redução de 10% em relação à 2005/06. A estiagem, que atingiu principalmente as regiões da Campanha e Fronteira Oeste, contribuiu para diminuição da área.

Para o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer, a queda já era esperada. “Além da falta de chuvas, houve descapitalização dos produtores no decorrer do ano”. A Zona Sul foi a primeira região a encerrar o plantio. Conforme o levantamento do Irga, todos os 144.620,00 hectares já foram plantados e o município de Santa Vitória do Palmar lidera o ranking com 50 mil hectares. Outras duas regiões em que o processo está praticamente concluído são Campanha e Planície Costeira Externa, ambas com 99%.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de arroz no Brasil será de 11,06 milhões de toneladas. Assim, a tendência é a estabilização dos preços com provável aumento no início do próximo ano em decorrência da diminuição dos excedentes.

Nesta semana, o acompanhamento de preços do Irga indicou que a saca de 50kg, com 58% de grãos inteiros, foi comercializada a R$ 23,69, em média, no Rio Grande do Sul. As informações são da assessoria de imprensa do Irga.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.