Rio Grande do Sul vai colher produção recorde de trigo
CI
Agronegócio

Rio Grande do Sul vai colher produção recorde de trigo

A produção de trigo no Rio Grande do Sul na safra 2003 deverá ser de 2.184.445 toneladas, de acordo com o levantamento realizado pela Emater/RS. A produtividade média alcançará 2.066 quilos por hectares em uma área de 1.057.333 hectares. Essa é a maior produção e o maior rendimento registrados na história gaúcha. A colheita do trigo aproxima-se do final, alcançando 90% da área já colhidos e com os 10% restantes em ponto de colheita. O primeiro levantamento da Emater/RS indicava a produção de 2,05 milhões de toneladas, com rendimento de 1.939 quilos por hectare.

Ao fazer uma avaliação da safra, o presidente da Emater/RS, Caio Rocha, ressalta a iniciativa dos agricultores em investirem na lavoura. “Os agricultores ampliaram a área em 23,4% sobre a safra passada, adotaram tecnologias e não mediram esforços para elevar a produtividade, num processo que somente poderia resultar em uma safra que quase dobrou em relação à colhida no ano anterior”, observa.

O quadro aponta, segundo ele, que o Estado voltou a expressar a sua potencialidade produtiva, pois o cultivo do cereal não se constitui em uma atividade isolada nos estabelecimentos agrícolas, sendo explorado em conjunto com as lavouras de verão. Reconhece, porém, que o mercado interno não contempla os agricultores com cotações que sequer repõem os custos de produção.

Esses números indicam uma reversão positiva nas expectativas dos produtores. Em setembro, após a ocorrência de geadas, havia uma expectativa de diminuição nos rendimentos em 5%, em média. Entretanto, com o clima propício à cultura no decorrer do ciclo, as previsões não se confirmaram e ficaram em média na faixa dos 3,29%. Em alguns municípios houve, inclusive, ganhos de 7% a 13% em relação à expectativa inicial na época do plantio.

A qualidade do produto colhido também é considerada uma das melhores da história, devido ao clima seco verificado principalmente no final do ciclo (formação e enchimento de grãos), ultrapassando o PH 79.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink