CI

Chuvas intensas colocam 23 estados em alerta neste sábado

Fim de semana começa com alerta de temporais


Foto: Pixabay

As chuvas voltam a atingir grande parte do Brasil ao longo deste sábado, com ampliação das áreas sob alerta para possíveis transtornos. De acordo com informações do Meteored, “as chuvas intensas aumentam sua área de atuação”, o que coloca 23 estados em situação de atenção.

O primeiro fim de semana de fevereiro será marcado por muitas nuvens e risco de precipitações intensas em diversas regiões. Ainda nesta sexta-feira, 20 estados permanecem em alerta para ocorrências com potencial de provocar prejuízos e transtornos. Em Guarujá, no litoral de São Paulo, sirenes foram acionadas devido ao risco de deslizamentos de terra.

Ao longo do sábado, a previsão indica que nuvens carregadas devem se espalhar por diferentes áreas do país, com aumento do risco de ocorrências associadas à chuva. A atenção se concentra no Centro-Oeste e no Sudeste, onde são esperados acumulados mais elevados até o domingo. No Sul, as chuvas retornam ainda nesta sexta-feira com a chegada de uma frente fria, com previsão de precipitações intensas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no centro-sul do Paraná.

Segundo a previsão, as temperaturas elevadas à frente do sistema favorecem a ocorrência de tempo severo, com possibilidade de chuvas intensas, tempestades e episódios de granizo. Durante a manhã, algumas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste podem apresentar maior estabilidade, mas o cenário predominante é de tempo fechado. O modelo de confiança do Meteored aponta a presença de muitas nuvens nessas regiões.

No período da tarde, as instabilidades ganham força sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro, parte de São Paulo, Goiás e Mato Grosso. Há potencial para chuvas intensas, com risco de alagamentos, transbordamento de rios e queda de barreiras. Os alertas permanecem ativos, especialmente para áreas serranas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

No Centro-Oeste, o excesso de precipitação tem afetado áreas agrícolas. As chuvas acima do esperado vêm comprometendo a qualidade dos grãos e o andamento da colheita neste início de fevereiro, conforme o relato do boletim.

No Nordeste, a previsão indica pancadas de chuva com trovoadas desde o oeste da Bahia até o Rio Grande do Norte, com registros de precipitações de moderada a forte intensidade em estados como Maranhão, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Na Região Norte, o risco de chuvas intensas e tempestades permanece, com maior impacto previsto para Amapá, Pará e Rondônia, enquanto em Tocantins, Amazonas e Acre as chuvas tendem a perder força, embora ainda haja pontos de atenção.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7