CI

Roberto Rodrigues anuncia mais duas câmaras setoriais


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, anunciou ontem (13-05) a criação de mais duas câmaras setoriais vinculadas ao Conselho do Agronegócio (Consagro). Uma delas tratará de temas relacionados ao comércio mundial. “Ela será importante para que tenhamos uma proposta de negociação internacional centrada no eixo agrícola”, destacou ele. A outra cuidará dos assuntos do setor cafeeiro.

Rodrigues fez o anúncio das novas câmaras durante a reunião do Fórum Nacional dos Secretários de Agricultura, no Mapa. No encontro, ele confirmou que o Conselho Monetário Nacional (CMN) realiza reunião extraordinária nesta semana para tratar do lançamento dos leilões de contratos de opção de café. Disse ainda que o CMN definirá, em sua reunião ordinária no final deste mês, o warrant (título financeiro) para a estocagem de álcool.

De acordo com o ministro, a Câmara Setorial de Negociações Internacionais contará com a participação do setor privado e de outros órgãos de governo, como os ministérios das Relações Exteriores e de Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Ela servirá para que sejam discutidas e aprovadas as propostas que o país deve apresentar em defesa da liberalização do comércio agrícola mundial nos fóruns internacionais.

Consagro

Inicialmente, foram anunciadas quatro câmaras vinculadas ao Consagro: carne bovina; sucroalcooleira; milho, sorgo, aves e suínos; e cereais de inverno. Hoje (14/05), o secretário-executivo do Mapa, Amauri Dimarzio, instala a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Milho, Sorgo, Aves e Suínos, durante a Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos (AveSul), em Florianópolis (SC). No mês passado, foi lançada a da Cadeia Produtiva da Carne Bovina. Agora, com o novo anúncio feito pelo ministro da Agricultura, serão seis câmaras setoriais vinculadas ao Consagro. Nas próximas semanas, o ministério deverá instalar as outras quatro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.