CI

Robôs polinizam árvores

Eficiência 12 vezes maior do que o spray manual


Foto: Divulgação

Um pomar de maçãs na cidade de Takayama, no Norte do Japão, recentemente adaptou um robô para polinizar árvores. O projeto-piloto abriu novas oportunidades para a indústria agrícola do país, que atualmente enfrenta dois problemas sérios: o forte declínio da população de abelhas e a escassez de mão de obra, uma vez que o trabalho de polinização é feito muitas vezes manualmente a campo por trabalhadores rurais.

Para o teste, a fazenda utilizou um veículo terrestre leve e não tripulado produzido pela empresa de tecnologia XAG, que já tinha o know-how da fabricação de drones de fertilização. No pomar de maçã em Takayama, o operador do robô despejou uma solução especial mista de pólen no tanque de líquido do robô, chamado de XAG R150, que então começou a se mover autonomamente e pulverizar a solução nas maçãs da variedade Sun Fuji seguindo a rota pré-estabelecida. 

Como um robô agrícola autônomo em mini-escala totalmente elétrico, o R150 se movia agilmente entre três fileiras de macieiras, pulverizando uniformemente em cada árvore de baixo para cima. À distância, o operador ajustava o ângulo de pulverização e a largura de espalhamento simplesmente por meio de um aplicativo do smartphone, descreveu o portal especializado futureiot.tech, que acompanhou o processo.

O teste na fazenda Takayama mostrou que um XAG R150 pode polinizar uma fileira de macieiras em 10 minutos, o que representa uma eficiência 12 vezes maior do que o spray manual. Por meio do fluxo de ar de alta velocidade, o pólen foi espalhado com precisão e preso em todos os cantos que precisavam de cuidados, incluindo as flores que cresciam no topo das árvores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.