CI

Rodrigues cria programa de modernização das Ceasas

O Prohort terá a missão de garantir a manutenção do preço justo para o consumidor final


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai coordenar a integração do setor de hortigranjeiros por meio de acordos de cooperação técnica com as Centrais de Abastecimento do País. É o que prevê a portaria assinada pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Roberto Rodrigues, que criou o Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort).

O Prohort é uma antiga reivindicação das próprias centrais de abastecimento, divulgada na “Carta de Belo Horizonte”, de agosto de 2003, e ratificada pela “Carta de Porto Alegre”, de dezembro do mesmo ano, e tem como principais objetivos a capacitação dos agentes, a uniformização das informações, a melhoria da infra-estrutura e gestão, além da integração com as políticas públicas do Governo Federal, como o apoio aos programas de segurança alimentar.

Preços - O Prohort terá a missão de garantir a manutenção do preço justo para o consumidor final e permitir a melhoria do zoneamento agrícola. A Conab vai gerenciar um banco de dados nacional com informações sobre a comercialização (origem e destino) e dos preços praticados em todos os estados. O Programa é uma retomada na gestão das Ceasas depois da desintegração do Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento (Sinac) que foi responsável, até meados de 80, pela política nacional de abastecimento para o setor.

Segundo o diretor de Gestão de Estoques da Conab, Eledil da Silva Bessa, a criação do Prohort é resultado das discussões realizadas com as Ceasas durante três encontros nacionais em 2004. "Esse programa faz parte do mapa estratégico da Conab, que está se estruturando para implantar esse novo sistema", afirma Bessa.

As primeiras unidades a integrar o Prohort, que já são federalizadas e por onde passam cerca de 45% da produção nacional de hortigranjeiros, são a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) e a Ceasa/MG. Ambas são empresas vinculadas ao Mapa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.