CI

Rodrigues lança nesta sexta-feira projeto para erradicar aftosa


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, lança nesta sexta-feira (26-11), às 11h, em Santarém (PA), o Projeto-Piloto de Educação Sanitária Brasil Livre de Aftosa. O projeto terá ações de mobilização social para conscientizar pecuaristas, lideranças comunitárias, autoridades municipais, universitários, militares e a sociedade em geral, especialmente crianças, sobre a importância da sanidade animal para o desenvolvimento regional e a saúde do consumidor.

No evento, que ocorre na praça São Sebastião, o ministro Rodrigues alertará a população sobre a “urgente necessidade” de combater doenças como a febre aftosa e a raiva animal para manter e gerar empregos na atividade produtiva. Além disso, eliminar as doenças animais é fundamental para reduzir o impacto negativo na saúde pública. “Essa ação também é essencial para elevar e gerar renda na região”, diz Rodrigues.

A organização do projeto estima a participação de um público total de 27 mil pessoas no evento. Serão realizadas palestras de educação sanitária, com linguagem adaptada para cada público específico, para 160 estudantes de 1ª a 8ª séries, 100 universitários dos cursos de agronomia, veterinária e zootecnia, além de 200 militares das guarnições do Exército na região. Espera-se ainda que cerca de 500 pecuaristas devam participar das diversas ações ao longo do dia em Santarém.

O Pará foi escolhido para a primeira etapa do projeto-piloto em razão de ter o maior rebanho da região – são cerca de 15 milhões de bovinos e bubalinos. A área é considerada de risco sanitário desconhecido e integra o Circuito Pecuário Norte, junto com Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e parte de Tocantins.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.