Rodrigues participa da IV Reunião do Circuito Pecuário Nordeste

Agronegócio

Rodrigues participa da IV Reunião do Circuito Pecuário Nordeste

Por:
1 acessos

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, participa hoje (23-11), às 16h, da IV Reunião do Circuito Pecuário Nordeste, no Mar Hotel, em Recife (PE). No encontro, ele fará uma exposição sobre a atuação do ministério, em parceria com os estados, no combate à febre aftosa. Com rebanho estimado em 12 milhões de cabeças, a região ainda convive com a doença. Por isso, o governo federal e estaduais estão desenvolvendo um intenso programa para erradicá-la até 2005.

Rodrigues reforçará o apelo para que o estados continuem se empenhando nas campanhas de combate à aftosa. Em sua exposição, apresentará dados mostrando a importância da erradicação da doença para a economia brasileira. Graças a eliminação da aftosa nos Circuitos Pecuários Sul, Centro-Oeste e Leste, o país conseguiu alcançar a liderança nas exportações de carne, em termos de volume, com embarques de mais de 1,4 milhão de toneladas.

Os Circuitos Pecuários Nordeste e Norte são os únicos que ainda não conseguiram a condição de livre de aftosa com vacinação. Para reforçar as campanhas de sanidade animal nas duas regiões, Rodrigues lançou recentemente, no Rio Grande do Norte, o Programa Brasil Livre de Aftosa – um conjunto de ações de educação sanitária que envolve pecuaristas, a comunidade e os governos federal, estaduais e municipais. Nesta sexta-feira (26-11), o ministro participa da campanha em Santarém (PA).

A reunião terminará na quarta-feira, com uma palestra do secretário-substituto de Defesa Agropecuária, César Rocha, sobre a “Nova Metodologia para Celebração e Execução de Convênios”. O Circuito Pecuário Nordeste é formado por Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. Os estados da Bahia e Sergipe, com um rebanho de quase 11 milhões de cabeças, fazem parte do Circuito Pecuário Leste.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink