CI

Rodrigues participa de abertura da Biofach 2005


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, participa na próxima quinta-feira (24-02), às 10h, da abertura oficial da Biofach 2005, que será realizada em Nuremberg, Alemanha. Trata-se da mais importante feira de produtos orgânicos do mundo e será realizado no período de 24 a 27 de fevereiro.

Neste ano, o Brasil será o tema da Biofach e cerca de 100 empresas brasileiras de pequeno, médio e grande portes participarão da feira, exibindo produtos dos mais tradicionais, como café e frutas, até camarão, óleos, cachaças, tecidos e cosméticos orgânicos. Esta será a maior participação do Brasil no evento desde 2002. Em 2004, 43 empresas participaram da feira e o volume de negócios gerados naquele ano foi de R$ 15 milhões.

O segmento de orgânicos é uma das prioridades do Ministério da Agricultura, que participará da Biofach 2005 com um estande institucional. Essa participação está inserida na estratégia do Mapa de buscar uma maior inserção de produtos com alto valor agregado no mercado internacional, como é o caso dos orgânicos, em média 30% mais caros. Para fortalecer o segmento, o ministro Rodrigues criou, em março de 2004, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Agricultura Orgânica.

Técnicos do ProOrgânico ligados à Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo e da área de Promoção Comercial da nova secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa estarão presentes à feira.

De acordo com levantamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Brasil existem 7.100 produtores de orgânicos certificados ou em processo de certificação, para uma área plantada de 270 mil hectares. A expectativa para os próximos anos é de crescimento mais acentuado em termos de área plantada, sobretudo com a entrada de grandes produtores no processo.

O perfil dos visitantes da Biofach é de varejistas, produtores, prestadores de serviços, atacadistas/importadores e exportadores. A participação do Brasil no evento está sendo coordenada pela Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações do Brasil).

Para recepcionar os convidados, o Brasil vai oferecer no dia da abertura da feira um coquetel com sucos de frutas tropicais e especiarias. Farão parte do cardápio tapiocas, caldos quentes com misturas inusitadas, como castanha de caju, maracujá e pimenta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.