CI

Rodrigues pede que Abag negocie prorrogação de dívidas

O ministro solicitou ao presidente da Abag para negociar com o setor de fertilizantes, defensivos e máquinas


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, pediu nesta terça-feira (26-04) ao presidente da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), Carlo Lovatelli, para negociar com o setor de fertilizantes, defensivos e máquinas agrícolas a prorrogação da dívida dos agricultores. A idéia é postergar por mais um mês as dívidas que vencem em 30 de abril.

Nesse período, os agricultores e empresas encontrariam uma solução que pode passar pelo lançamento de CDCA (Certificado de Direito Creditório do Agronegócio). O título é lastreado em recebíveis, como CPR (Cédula do Produto Rural), notas promissórias e duplicatas. Através desse instrumento, segundo Rodrigues, o setor poderia criar um mecanismo novo de refinanciamento da dívida.

O pedido para que o governo intermediasse a negociação com o setor privado foi feito ao ministro Rodrigues, pelos produtores rurais, durante visita à Agrishow Cerrado 2005, em Rondonópolis (MT), no último sábado (23/04). Por isso, Rodrigues fez o apelo à Abag.

A avaliação do ministro é de que os produtores não podem ser os únicos a arcar com o prejuízo da agricultura neste ano de dificuldades vividas pelo setor. Rodrigues disse que o cenário é complexo e tem quatro linhas contraditórias: o aumento do custo de produção; a queda dos preços agrícolas; o crescimento da dívida dos produtores; e a queda na produção por conta da seca. O resultado disso, para o ministro, é a perda da renda do produtor rural. "É preciso ter um colchão amortecedor de toda a cadeia produtiva do agronegócio".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.