CI

Rondonópolis no MT prepara Agrishow


Maior exposição dinâmica da agropecuária do Centro-Oeste será realizada de 8 a 12 de abril.

Dezenas de municípios já confirmaram o envio de caravanas de pequenos produtores para a Agrishow Cerrado 2003, que será realizada de 08 a 12 de abril em Rondonópolis. Este ano várias empresas do agrobussines vão aproveitar a feira para mostrar produtos já consagrados e também lançamentos desenvolvidos especialmente para atender as pequenas propriedades rurais. Os organizadores acreditam que pelo menos mil e quinhentos representantes deste segmento, vindos de várias regiões de Mato Grosso e até de estados vizinhos, participarão da feira este ano.

A participação dos pequenos produtores está sendo viabilizada por uma ampla parceria, reunindo os organizadores da Agrishow Cerrado 2003, o governo estadual, Sebrae, prefeituras e também a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso - Fetagri e a Empaer MT.

“A Fetagri, Sebrae e as prefeituras estão arregimentando e levantando os recursos para o transporte dos pequenos produtores, que terão toda a alimentação garantida. A Fundação MT vai franquear a entrada das caravanas e está preparando uma maquete de uma propriedade modelo, onde os visitantes receberão instruções sob condução de suas propriedades. A organização ainda elaborou um roteiro específico para que esses produtores possam usufruir ao máximo das atrações preparadas para o segmento da agricultura familiar, ao qual a Empaer disponibilizará técnicos para acompanhar os visitantes na feira”, explicou o presidente da Agrishow Cerrado, Gilberto Goellner.

O roteiro elaborado prevê que as caravanas serão recepcionadas com um café da manhã, passando em seguida para a dinâmica de máquinas e equipamentos, para conferir as novidades destinadas à agricultura familiar, e também aos plots, onde está instalada a maquete da propriedade modelo.

“Aqui eles vão conhecer uma proposta diferenciada de gerenciamento de suas propriedades onde, levando em conta a realidade econômica da agricultura familiar e conceitos ambientais e de agricultura sustentável, mostraremos como otimizar recursos afim de retirar o máximo de rendimento da atividade agrícola”, explicou o coordenador da feira Romão Viana.

Durante o roteiro as caravanas estarão acompanhadas por técnicos da Empaer e Fetagri, para esclarecer todas as dúvidas dos pequenos produtores sobre os módulos de visitação da feira.

O roteiro já definido pelos organizadores da Agrishow Cerrado prevê ainda um contato direto entre os pequenos produtores e o governador Blairo Maggi, que durante três dias estará despachando com seu secretariado do Parque de Exposições Governador Wilmar Peres de Farias.

“Nesta conversa com o governador, os pequenos produtores vão receber informações importantes sobre as políticas públicas que o governo elaborou visando o apoio as famílias que tiram seu sustento de pequenas propriedades. Este contato foi solicitado pelo governador.

A última etapa do roteiro destinado a agricultura familiar será uma palestra com temas variados, com enfoque para a agricultura de pequena escala.

Promotores - O Agrishow Cerrado é uma promoção da Fundação MT, Abimaq, Anda, Sociedade Rural Brasileira e Abag, com o apoio do governo, da prefeitura e do Sindicato Rural de Rondonópolis, do Ministério da Agricultura e do Facual – Fundo de Apoio à Cultura de Algodão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.