Roraima captura exemplar de mosca-da-carambola
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,676 (-0,11%)
| Dólar (compra) R$ 5,47 (1,26%)

Imagem: Embrapa

PRAGA

Roraima captura exemplar de mosca-da-carambola

Praga é uma das que mais causa prejuízos em frutas
Por: -Eliza Maliszewski
711 acessos

O Ministério da Agricultura informou que capturou no último dia 5 um exemplar da praga Bactrocera carambolae, mais conhecida como Mosca-da-Carambola, na sede do município de Boa Vista (RR). 

Até então a praga havia sido encontrada somente nos municípios de Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Normandia, Uiramutã e Pacaraima e em 2 comunidades localizadas na zona rural do município de Boa Vista. Considerada uma praga quarentenária a mosca-da-carambola tem ocorrência, além de Roraima, no estados do Amapá e Pará. 

Apesar das dificuldades na fiscalização impostas pela pandemia medidas adicionais de controle e monitoramento foram imediatamente implementadas e, até o presente momento, não houve registro de novas capturas no local e em suas proximidades.

A origem do exemplar detectado ainda se encontra em processo de investigação e eventuais medidas adicionais de controle do trânsito de vegetais hospedeiros da praga poderão ser adotadas posteriormente, caso se evidencie o risco de dispersão para outras unidades da federação. 

A mosca-da-carambola  pode causar grandes prejuízos econômicos. A praga causa danos não apenas na carambola, mas em outras frutas como goiaba, acerola, tangerina, caju, pitanga, entre outras. É originária da Indonésia, Malásia e Tailândia e foi coletada pela primeira vez na América do Sul em 1975. Em 1996, foi detectada oficialmente no Brasil, no município de Oiapoque (AP).


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink