Roraima captura exemplar de mosca-da-carambola
Praga é uma das que mais causa prejuízos em frutas

O Ministério da Agricultura informou que capturou no último dia 5 um exemplar da praga Bactrocera carambolae, mais conhecida como Mosca-da-Carambola, na sede do município de Boa Vista (RR).
Até então a praga havia sido encontrada somente nos municípios de Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Normandia, Uiramutã e Pacaraima e em 2 comunidades localizadas na zona rural do município de Boa Vista. Considerada uma praga quarentenária a mosca-da-carambola tem ocorrência, além de Roraima, no estados do Amapá e Pará.
Apesar das dificuldades na fiscalização impostas pela pandemia medidas adicionais de controle e monitoramento foram imediatamente implementadas e, até o presente momento, não houve registro de novas capturas no local e em suas proximidades.
A origem do exemplar detectado ainda se encontra em processo de investigação e eventuais medidas adicionais de controle do trânsito de vegetais hospedeiros da praga poderão ser adotadas posteriormente, caso se evidencie o risco de dispersão para outras unidades da federação.
A mosca-da-carambola pode causar grandes prejuízos econômicos. A praga causa danos não apenas na carambola, mas em outras frutas como goiaba, acerola, tangerina, caju, pitanga, entre outras. É originária da Indonésia, Malásia e Tailândia e foi coletada pela primeira vez na América do Sul em 1975. Em 1996, foi detectada oficialmente no Brasil, no município de Oiapoque (AP).