CI

Rotação de culturas reduz emissões de gases

“Essas parcelas de longo prazo são sistemas muito estáveis"


Foto: Marcel Oliveira

Cientistas da Universidade de Illinois forneceram evidências adicionais de que as lavouras rotativas aumentam a produtividade e reduzem as emissões de gases de efeito estufa em comparação com o milho ou a soja contínuos. “Acho que os agricultores do mundo hoje estão procurando motivos para evitar o cultivo em monocultura. Eles estão procurando diversificar e girar seus sistemas. Se o fizerem em parte por preocupação com o meio ambiente, bem, isso reduzirá os gases de efeito estufa. E pode resultar em um aumento substancial na produção ", diz Gevan Behnke, especialista em pesquisa e candidato a PhD no grupo de pesquisa de Maria Villamil no Departamento de Ciências de Colheitas da Universidade. 

Existem outros estudos que examinam a ligação entre a rotação de culturas e as emissões de gases de efeito estufa, mas o estudo de Behnke é único em alguns aspectos. Em primeiro lugar, amostrou as emissões de gases de efeito estufa de campos que foram mantidos como milho contínuo, soja contínua, milho-soja rotacionado ou milho-soja-trigo rotacionado, sob plantio direto e plantio direto, por 20 anos. 

“Essas parcelas de longo prazo são sistemas muito estáveis. Às vezes, os impactos da rotação ou cultivo não são vistos por anos depois que essas práticas são impostas. Esse é um dos destaques deste estudo”, diz Behnke. 

A comparação da fase de milho de uma rotação milho-soja com milho contínuo mostrou um benefício de rendimento médio de mais de 20 por cento e uma redução cumulativa nas emissões de óxido nitroso de aproximadamente 35 por cento. O óxido nitroso é um gás de efeito estufa extremamente poderoso, com potencial de aquecimento global (a quantidade de calor que um gás de efeito estufa retém na atmosfera) quase 300 vezes maior do que o dióxido de carbono. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.