CI

RS: 4ª Abertura Oficial da Colheita da Noz-Pecã ocorre em maio

A 4ª Abertura Oficial da Colheita da Noz-Pecã está marcada para 13 de maio e já tem local definido


Foto: Divulgação

A 4ª Abertura Oficial da Colheita da Noz-Pecã está marcada para 13 de maio e já tem local definido: a propriedade Rancho das Águas, na localidade do Corredor do Meio, em Encruzilhada do Sul. O lançamento do evento foi realizado na última sexta-feira (01/04), em reunião com o prefeito do município, Benito Paschoal, o diretor do Departamento de Políticas Agrícolas e Desenvolvimento Rural da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Paulo Lipp, e representantes de entidades organizadoras do evento, entre elas a Emater/RS-Ascar.

A quarta edição marcará o retorno ao modelo presencial, uma vez que a Abertura Oficial da Colheita da Noz-Pecã foi cancelada em 2020, devido à pandemia de Covid-19, e realizado de forma virtual em 2021. Além da cerimônia de abertura, haverá estações com divulgação de técnicas de irrigação e manejo de pomar.

O Rio Grande do Sul é o maior estado produtor de noz-pecã no Brasil, respondendo por mais de 70% da produção nacional. O Estado também abriga 90% das indústrias processadoras deste tipo de noz no país. Segundo a Radiografia Agropecuária Gaúcha 2021, a área cultivada de nogueiras-pecã no Rio Grande do Sul no ano passado era de 6.650 hectares.

A Abertura Oficial da Colheita da Noz-Pecã conta com a organização da Seapdr, do Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan) e da Prefeitura de Encruzilhada do Sul, além do apoio da Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.