CI

RS: Bento Gonçalves ganha mais uma vinícola colonial

No dia do Enólogo (22/10), a 10ª vinícola colonial do município de Bento Gonçalves foi inaugurada


Foto: Marcel Oliveira

No dia do Enólogo (22/10), a 10ª vinícola colonial do município de Bento Gonçalves, a Buffon, foi inaugurada no distrito de Farias Lemos. Participaram do ato o prefeito Diogo Siqueira, a gerente regional da Emater/RS-Ascar, Sandra Dalmina, a superintendente federal de Agricultura, Helena Pan Rugeri, o chefe da divisão e organização de agroindústrias familiares da Seapdr, Ricardo José Núncio, e demais autoridades.

O jovem Anderson Buffon e a irmã Paloma, ambos estudantes de Enologia, são a 5ª geração da família na produção de uva. "A gente, com a ideia de incrementar a propriedade, ter mais uma opção, decidiu elaborar vinhos e espumantes e registrar a vinícola para comercializar diretamente ao consumidor final, agregando valor", conta. A vinícola é gerenciada por Paulo e Nilse Buffon e pelos jovens, que são um exemplo de sucessão rural. Conforme Anderson, a família realiza a venda pela internet e já tem parceiros em 10 Estados do Brasil e no Distrito Federal, além de receber turistas no empreendimento. A vinícola está registrada no Mapa com CNPJ e está inclusa no Programa Estadual de Agroindústria Familiar do Governo do Estado (Peaf).

Para a gerente regional da Emater/RS-Ascar, a inauguração de uma agroindústria é a concretização do trabalho da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social, que começa na produção da uva, até resultar no empreendimento. Sandra também salientou que Bento Gonçalves é o município da região com o maior número de agroindústrias legalizadas e que isso só é possível devido à união de esforços de várias entidades parceiras e agricultores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.