RS: café com inovação debate os desafios da lavoura arrozeira nesta sexta (13)
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
EVENTO

RS: café com inovação debate os desafios da lavoura arrozeira nesta sexta (13)

O encontro virtual e gratuito será com o pesquisador Julio Kuhn da Trindade e começa às 9h
Por:

O Programa Café com Inovação, desenvolvido pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), debate nesta sexta-feira (13) os “Benefícios e desafios para promover renda e sustentabilidade da atividade arrozeira com a Integração Lavoura-Pecuária“ . O encontro virtual e gratuito será com o pesquisador Julio Kuhn da Trindade e começa às 9h.

De acordo com o pesquisador, conciliar produção de alimentos e fibras, segurança alimentar e conservação dos serviços ecossistêmicos é o principal desafio para a agropecuária brasileira nas próximas décadas. Este desafio vem sendo enfrentado com a adoção de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA), também chamados de Integração Lavoura-Pecuária (ILP).

Segundo a FAO, sistemas de produção que associem cultivos agrícolas com pastagens constituem uma concreta via de intensificação da produção de alimentos em consonância com as novas exigências ambientais. O SIPA vem se consolidando na grande maioria dos ambientes de produção, trazendo benefícios econômicos e ambientais, e tenderá a se consolidar ainda mais em um cenário no qual, segundo a ONU, há necessidade de incrementar em 60% a produção de alimentos para suprir a demanda até 2050.

Muito embora os benefícios do SIPA demonstrados pela pesquisa recente sejam praticamente incontestáveis, nos ambientes de terras baixas do Bioma Pampa utilizados para os cultivos de arroz irrigado há uma série de desafios a serem enfrentados para que se possa implementar uma matriz produtiva mais diversificada.

O pesquisador Julio Kuhn da Trindade vai discutir e apresentar os resultados de pesquisa de sete anos de estudos realizado na Fazenda Corticeiras , em Cristal/RS, com diferentes modelos produtivos de Integração Lavoura-Pecuária que agregam a sustentabilidade aos sistemas de produção de arroz irrigado no Rio Grande do Sul.

As inscrições podem ser feitas em www.even3.com.br/cafecominovacao

Ainda neste mês na programação

As duas últimas edições do ano do Café com Inovação vão tratar dos seguintes temas:

20/11 – “Aprendizagem móvel: uma ferramenta digital para aquicultura na palma da mão” – Lissandra Souto Cavalli
27/11 – “Fungos do gênero Trichoderma como promotores no crescimento vegetal” – Gerusa Steffen


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink