RS: casal colhe mangas com até dois quilos em Santa Cruz
CI
Imagem: Pixabay
AGRICULTURA

RS: casal colhe mangas com até dois quilos em Santa Cruz

Árvore surgiu de forma espontânea no pátio do casal de aposentados
Por:

Ganhador na campanha Palpite Premiado da Gazeta do Sul em 2019, o casal de aposentados Diomar dos Santos Mariani e Isidoro Mariani, ambos de 84 anos, entrou em contato com a redação do jornal para falar das mangas colhidas no pátio da residência onde mora, no Bairro Universitário, em Santa Cruz do Sul.

Cada fruto pesa aproximadamente dois quilos. O tamanho fora do comum chama a atenção. Segundo Isidoro, um amigo sargento disse que não havia visto uma manga tão grande nem na Amazônia. “Ele já andou muito por aí pelo Exército e não viu nada parecido”, conta. Algumas seguem nos galhos ainda se desenvolvendo até tornarem-se maduras.

No canteiro onde nasceu a mangueira, Diomar costumava depositar cascas de frutas e sementes. Assim, a árvore surgiu de forma espontânea, há cerca de quatro anos. O casal mantém outras árvores frutíferas no pátio, como limão e caqui. A bananeira não existe mais. “A gente não tem mais força para segurar os cachos e cortar. Estava ficando muito difícil”, conta Diomar.

Um dos filhos está dedicado a organizar o jardim, com trabalhos de paisagismo. Já colocou pedras de ardósia para formar uma calçada, pedrinhas brancas e anões. As plantas fornecem sombra para o casal aproveitar a brisa de verão e se deliciar com as mangas.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink