CI

RS: chuvas ficarão irregulares no mês de agosto

A temperatura das águas no Oceano Atlântico Sul tem oscilado entre valores normais e abaixo do normal


Foto: Arquivo

Junho foi mais um mês em que as precipitações foram superiores à média climatológica. Os acumulados ficaram entre 150 e 200 milímetros na maioria das regiões da Metade Sul do Rio Grande do Sul  Dessa forma, as anomalias de precipitação ficaram acima da normal climatológica na maioria das regiões que, em alguns locais, ficou em até 100mm acima da climatologia.

Na metade Sul do RS, as temperaturas mínimas e máximas ficaram dentro da normal climatológica no mês de junho. Já na metade Norte elas ficaram acima do normal, com anomalias variando entre +1,0 e +3,0 °C.

Situação atual do fenômeno ENOS (El Niño-Oscilação Sul) e perspectivas

Embora já se observe resfriamento no Oceano Pacífico Equatorial, a situação ainda é de Neutralidade climática. A anomalia da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no trimestre abril, maio e junho foi nula, ou seja, de 0°C. A anomalia das águas na região Niño1+2 está há algumas semanas com valores negativos, e essa pode ser a razão das chuvas já não estarem mais tão abrangentes como em maio e junho. A temperatura das águas no Oceano Atlântico Sul também tem oscilado entre valores normais e abaixo do normal 

No entanto, não se sabe até quando que o resfriamento observado em superfície, no Oceano Pacífico Equatorial, irá se manter, pois, em profundidade, a temperatura das águas não está tão intensa. Em pouco mais de um mês observa-se que a temperatura e a abrangência da área de anomalias negativas diminuíram bastante, o que traz bastante incertezas aos modelos numéricos climáticos, onde uns preveem La Niña e outros preveem Neutralidade. Além disso, a Oeste, existem pequenas áreas com anomalias positivas de temperatura, mas que se intensificaram um pouco neste mês, e que precisam ser monitoradas.

Com informações do IRGA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.