RS: citricultura é destaque em Veranópolis
CI
Imagem: Pixabay
AGRICULTURA

RS: citricultura é destaque em Veranópolis

Na manhã desta quinta-feira (30/06), último dia do evento, o público participou de visitas técnicas a propriedades rurais
Por:

No Estado do RS são cultivados 14.652 ha de laranja, 9.795 ha de bergamota e 786 ha de limão, estando a citricultura concentrada no Vale do Rio Uruguai, Vale do Caí e Taquari. Os dados foram apresentados pelo extensionista da Emater/RS-Ascar Luiz Ângelo Poletto, que também abordou as caraterísticas e tendências da citricultura em cada região do Estado. Essa foi uma das palestras desta quarta-feira (29/06) do 23º Ciclo de Palestras sobre Citricultura, realizado no salão comunitário Nossa Senhora de Lourdes, em Veranópolis.

O primeiro dia de programação foi marcado por palestras com especialistas do Brasil e Uruguai que abordaram diversos assuntos que envolvem o cultivo de citros, entre eles a qualidade das mudas, o controle de pragas e doenças, novas variedades e uso de fitorreguladores. A abertura oficial, às 18h, teve a presença do presidente da Emater/RS, Edmilson Pelizari, e demais autoridades.

Na manhã desta quinta-feira (30/06), último dia do evento, o público participou de visitas técnicas a propriedades rurais. No pomar de três hectares de citros da propriedade de Egídio Domeneghini, o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Enio Todeschini apresentou as práticas agrícolas de manejo do solo utilizadas pelo agricultor, como o manejo das ervas concorrentes e da cobertura do solo e a adubação. O extensionista Douglas Corso abordou os métodos e sistemas de irrigação recomendados na citricultura e apresentou o sistema de irrigação utilizado na propriedade, que é o de gotejamento, além de equipamentos utilizados no manejo, junto com uma empresa convidada. Ainda nesta propriedade, o professor da Ufrgs Renar Bender e o produtor Luis Antônio Domemeghini, falaram sobre o armazenamento de frutos cítricos.

Em outra propriedade (pomares Frutimar), um representante da empresa esclareceu sobre poda mecânica e os extensionistas da Emater/RS-Ascar Jair Griebler e Ivonir Biesek falaram sobre a implantação e sistematização de pomares cítricos.

O Ciclo de Palestras é uma promoção da Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Veranópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ufrgs e Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.