RS: Colheita de soja foi intensa
CI
Agronegócio

RS: Colheita de soja foi intensa

Áreas colhidas apresentam rendimento esperado
Por: -Aline Merladete
A colheita da soja se processou de maneira intensa nesta última semana, tendo aumentado oito pontos percentuais, chegando a 16% do total semeado. As primeiras áreas colhidas vêm apresentando rendimentos dentro das expectativas e variando a cada região analisada. 

Nas localidades mais afetadas pela falta de chuvas os rendimentos variaram entre 25 e 45 sacas/ha (1,5 a 2,7 mil kg/ha). Em municípios onde as precipitações não comprometeram o desenvolvimento da cultura, os rendimentos alcançados têm ficado, em alguns casos, em torno de 60 sacas/ha (3,6 mil kg/ha). A média geral para o Estado segue ao redor dos 2,7 mil kg/ha. Conforme Emater-RS, algumas lavouras ainda apresentam, neste final de ciclo, ataque de lagartas, com alguns produtores sendo forçados a entrar mais uma vez na lavoura para controlar a praga. Naquelas em estágio mais avançados, as lagartas estão atacando mais as folhas que restam, não conseguindo danificar as vagens, o que pelo menos estanca por ora maiores prejuízos. 

Outro distúrbio que foi verificado em áreas mais afetadas pela estiagem ocorrida em algumas regiões é o rebrote das plantas, fazendo com que o aspecto visual de algumas lavouras apresente muita disparidade, com plantas completamente maduras e outras com coloração verde intensa, fato que poderá trazer alguns problemas na hora da colheita e na qualidade do grão.  

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink