CI

RS: cresce armazenagem de grãos nas propriedades em Serafina Corrêa

Tem aumentado o interesse de agricultores de Serafina Corrêa


Foto: Divulgação

Tem aumentado o interesse de agricultores de Serafina Corrêa e da região por uma tecnologia para armazenar os grãos na propriedade, que seja viável mesmo em pequena escala, permitindo obter alta qualidade dos grãos para a alimentação animal: o silo secador de grãos a ar forçado, modelo Emater/RS-Ascar. Para isso, contam com assessoramento da Emater/RS-Ascar e incentivo da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura.

Eliazer Kosciuk, engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar explica que nos últimos cinco anos foram instaladas 12 unidades de armazenamento em sete estabelecimentos rurais no município, permitindo armazenar 17.550 sacos de grãos nas propriedades. E a tendência é de crescimento, pois ainda há outros três silos em construção e mais 18 em fase de projeto, totalizando 50.600 sacos de grãos a serem armazenados, para mais 11 propriedades rurais.

Conforme o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar João Villa, a armazenagem de grãos na propriedade traz muitas vantagens. Entre elas, a manutenção da qualidade dos grãos, por secar em baixa temperatura e assim manter suas características naturais, além de facilitar o monitoramento e controle de pragas dos grãos armazenados por se tratar de pequenas unidades armazenadoras. Outra vantagem importante é a possibilidade de aumentar os ganhos econômicos do produtor por reduzir as despesas com frete e serviços de terceiros, além de melhorar sua barganha por ter o grão disponível na hora de vender.

Alexandre Stefennon, agricultor na Linha Dr. Parobé, é um desses produtores que investiu na tecnologia. Ele construiu uma unidade com quatro silos com capacidade para 1.500 sacos cada, em um modelo pioneiro na região, em concreto armado, pré-moldado, o que facilita a obra de construção. Ele explica que já usou o silo na safra 2020/2021 para armazenar milho e pretende armazenar também feijão nos próximos anos. "Nesse ano deu em torno de 10 reais a mais por saca de milho devido à qualidade dos grãos secados na nova unidade", ressalta.

Felipe Giacomini, produtor na comunidade São Carlos, construiu há cerca de três anos um silo com capacidade de 1.600 sacos, suficiente para armazenar toda a produção de grãos da sua propriedade. A produção é utilizada para a alimentação do rebanho leiteiro e, antes, ele precisava depositar os grãos em um cerealista e pagar o frete duas vezes, uma para entrega e outra para retirada dos grãos quando precisava usar. Segundo ele, para manejar o silo é preciso cuidar principalmente a umidade e evitar a ocorrência de carunchos e, somente com a economia com os fretes e os descontos com impurezas, que agora são usadas na propriedade, o investimento já se paga.

"Conforme os produtores vão conhecendo a tecnologia, percebem a oportunidade que têm de armazenar os grãos em suas propriedades e passam a nos procurar para elaborar os projetos de dimensionamento. Além dos projetos construtivos, a Emater/RS-Ascar faz as propostas para acesso ao crédito rural para financiamento dos silos, os quais têm as menores taxas de juros do Pronaf, 3% ao ano na safra 2021/2022. Também acompanha a obra de construção e, ainda, presta orientações e capacitação para manejo dos grãos armazenados", explica o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert.

A Prefeitura de Serafina Corrêa incentiva a construção das unidades de armazenagem, com transporte de brita para melhoramento de acesso e terraplanagem para construção aos agricultores do município, conforme Lei Municipal nº 3023/2013, que concede incentivos à agropecuária. "A Prefeitura se preocupa muito em implantar novos investimentos para poder aumentar os lucros nas propriedades e incentivar a permanência principalmente dos jovens no ramo agrícola, prosperando no campo e impedindo cada vez mais o êxodo rural. A construção de silos para armazenamento de grãos é mais uma alternativa para o agricultor agregar valor ao seu produto, com maior qualidade e sem desperdícios", ressalta o responsável pela Secretaria Municipal de Agricultura, Rodrigo Marcon.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.