RS: Curso de Boas Práticas de Aplicação de produtos hormonais é ministrado para agricultores
CI
Imagem: Divulgação
CURSO

RS: Curso de Boas Práticas de Aplicação de produtos hormonais é ministrado para agricultores

Nesta semana, o curso foi realizado nos municípios de Vicente Dutra e Caiçara e Frederico Westphalen
Por:

De acordo com a Instrução Normativa n° 42/2021, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seadpr), fica estabelecido o cadastro de aplicadores de produtos agrotóxicos hormonais e o regulamento referente à sua aplicação. A partir de 1° de junho de 2022 a IN n° 42 será aplicada a todos os municípios do Rio Grande do Sul e os agricultores deverão concluir o curso de Boas Práticas de Aplicação de produtos hormonais até este período. Para atender o disposto na Instrução Normativa, a Emater/RS-Ascar está ministrando os cursos em diferentes municípios do Estado. Nesta semana, o curso foi realizado nos municípios de Vicente Dutra e Caiçara (22 e 23/02) e Frederico Westphalen (24 e 25/02).

Os cursos ministrados nesses municípios fazem parte de uma parceria entre Emater/RS-Ascar e Cotrifred. Por meio desta parceria foi criado um cronograma para execução de sete cursos de Boas Práticas de Aplicação de produtos hormonais nos municípios de abrangência da cooperativa. Os cursos que a Emater/RS irá ministrar através dessa parceria com a Cotrifred contemplará mais de 200 agricultores na região, os quais serão capacitados para poderem adquirir e utilizar de forma adequada os produtos hormonais, explicou o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar, Cleomar de Bona.

O curso é ministrado pelo extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Felipe Lorensini, e contempla os assuntos pertinentes à normativa, explicando a problemática envolvendo os produtos hormonais no RS, apresenta todas as diretrizes relacionadas à comercialização e uso dos produtos, trata do manejo dos produtos hormonais, tecnologia de aplicação, regulagem e calibração de pulverizadores, além da segurança do trabalhador, através do uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual), armazenamento e descarte adequados das embalagens, entre outros temas.

As atividades de capacitação já foram realizadas nos municípios de Frederico Westphalen, Palmitinho, Vicente Dutra e Caiçara. No mês de março, estão previstos dois cursos para o município de Iraí, dias 3, 4, 8 e 9 de março e nos dias 10 e 11 no município de Taquaruçu do Sul.

"Diante dessa necessidade, para cumprir a Instrução Normativa que estabelece a obrigatoriedade de cursos de Boas Práticas de Aplicação para produtores adquirirem e utilizarem produtos hormonais, a Emater/RS está tendo um direcionamento especial, priorizando essas atividades na região e destacando profissionais capacitados para ministrar os cursos que têm duração de 16 horas", frisou de Bona.

A Instrução Normativa n° 42/2021, da Seapdr, estabelece o regramento para o cadastro dos aplicadores de produtos agrotóxicos hormonais e a obrigatoriedade do produtor prestar informações sobre a aplicação de agrotóxicos hormonais, entre outras providências.

A aplicação de agrotóxicos hormonais somente poderá ser realizada por aplicador pessoa física devidamente cadastrado no Cadastro Estadual de Aplicadores de Agrotóxicos ou por pessoas jurídicas com o registro ativo como prestador de serviço na aplicação de agrotóxicos junto à Seapdr. Produtores interessados em realizar o curso e receber a capacitação, devem contatar a equipe da Emater/RS-Ascar do seu município.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.