CI

RS: Dia de Campo Socioassistencial reúne mais de 200 pessoas em Três Arroios

Mais de 200 pessoas de diversos municípios da região do Alto Uruguai participaram do Dia de Campo Socioassistencial Microrregional


Foto: Divulgação

Mais de 200 pessoas de diversos municípios da região do Alto Uruguai participaram do Dia de Campo Socioassistencial Microrregional, sediado em Três Arroios, nesta quarta-feira (23/06). A atividade foi promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), através do Escritório Municipal de Três Arroios e da Prefeitura.

A ação iniciou na sede da Associação Regional de Cooperação Agroecológica (Ecoterra) com o relato de experiencias pelo representante da entidade, Gilmar Ostrovski. Ele falou das diversas fases da entidade entre 2012 e 2022, passando pela produção, comercialização, logística, conquistas de mercados, dificuldades e avanços, além da infraestrutura. Também enfocou a criação do Circuito de Circulação de Alimentos Agroecológicos para fazer com que os alimentos chegassem até os grandes mercados. Segundo Ostrovski, "hoje o maior desafio é produzir em grande volume para atender à demanda do mercado. Fazer agricultura agroecológica é fácil, difícil é mudar o nosso jeito de pensar. Se não mudar a cabeça, não vai fazer produção agrológica", observou.

O jovem Rafael Ostrovoski também reforçou a viabilidade da produção agroecólogica. "Vejo como uma oportunidade diferenciada", assegurou, ao relatar sua experiência com produção agroecológica também para obter uma renda maior. O extensionista Jair Griebler, juntamente com a extensionista Sandra, reforçou a as oportunidades que esta área pode representar para o produtor.

Estações

A programação prosseguiu na comunidade Cerro Alegre, onde aconteceu a abertura com os pronunciamentos das lideranças. Após o almoço, foram

realizadas as estações junto ao salão da comunidade com os temas produção agroecológica; sucessão familiar e aroma; e sabor à mesa: ervas, especiarias e condimentos.

A família Farikoski falou da produção agroecológica em sua propriedade, desde o desafio de troca do cultivo de fumo pela produção de produtos agroecológicos, conquistas de mercados, mão de obra familiar, dificuldades e avanços, assim como deu algumas dicas para os produtores interessados neste sistema de produção. A família comercializa seus produtos em feiras agroecológicas em Passo Fundo e Erechim e em outros mercados, tendo iniciado com a comercialização de hortaliças e hoje possuir mais de 50 tipos de alimentos, entre hortaliças e frutas. O relato foi realizado pelo casal Gleiço e Cleonice Farikoski. Além deles, as atividades são conduzidas em conjunto com o filho Kaue e pela mãe de Gleiço, dona Leonir.

Em outra estação, os jovens Tainá Eduarda Motter Drescher, Kaue Farikoski e Luis Henrique Kammler, filhos de agricultores e que estão na propriedade, relataram suas experiências e abordaram aspectos voltados às relações familiares e gerenciais, importância da formação e capacitações, acesso à tecnologia, entre outros. No espaço também foram apresentadas as politicas públicas direcionadas aos jovens, como a Bolsa Juventude e o curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, executados pela Emater/RS-Ascar.

Na terceira estação, a extensionista Sandra Leitchtweis e a nutricionista Alissia Barberini abordaram o assunto aroma e sabor à mesa: ervas, especiarias e condimentos, incentivando o uso e a produção de temperos. Também destacaram os vários tipos de sal e indicações de uso para uma alimentação mais saudável e que podem evitar doenças como a pressão alta.

Visita à propriedade

Os participantes também visitaram a propriedade da família Farikoski, onde conheceram alguns produtos produzidos no local e foram reforçadas as orientações. Além da equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Três Arroios, integrada pelos extensionsitas Adriana Drescher, Jair Griebler e Sandra Leichtweis, o dia de campo contou com a colaboração de outros extensionistas.

Abertura - o evento contou com a presença de diversas lideranças. Dentre elas, o secretário da Agricultura, Luiz Pertuzzatti, representando o prefeito Carlos Burille; o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Ostrosvki; o gerente e o adjunto da Emater/RS-Ascar na região, Gilberto Tonello e Cezar da Rosa; os extensionistas da Emater/RS-Ascar Nádia da Rosa, responsável pelos programas socioassistencial na região de Erechim, e Valdir Zonin; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três Arroios, Vanderlei Breitembach; representantes da Sicredi, Vanessa Lira; da Cresol, Alan Resende; e os representantes da comunidade de Cerro Alegre, Antoninho e Ivete Mattia.

Tonello destacou a importância do conhecimento e do crescimento da demanda, que pode gerar mais renda aos produtores. Ele também agradeceu à família Farikoski, extensioistas, produtores, Prefeitura e demais parcerias, assim como a todos que se envolveram no evento. Pertuzzati também agradeceu a todos em nome do Executivo e parabenizou pelo evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.