CI

RS: extensionistas visitam viveiro de mudas e agroindústria Divinut em Cachoeira do Sul

O objetivo da visita técnica foi conhecer o processo de produção de mudas


Foto: Divulgação

Com o objetivo de conhecer o processo de produção de mudas, o sistema de parceria com produtores e o beneficiamento das nozes da Divinut, em Cachoeira do Sul, uma comitiva de extensionistas da Emater/RS-Ascar realizaram visita técnica à empresa, e foram recebidos pelo proprietário da empresa, o biólogo Edson Ortiz. Participaram os engenheiros agrônomos das regiões de Santa Maria e de Soledade, Eduardo Gelain e Vivairo Zago, a técnica social de Cachoeira do Sul, Isabel Vivian, além dos técnicos da Gerência Técnica da Instituição, Antonio Borba e Carlos Gabriel Santos.

De acordo com Borba, a empresa trabalha com uma visão de eficiência ambiental e colaboração social, integrando em sua cadeia de fornecedores mais de 3.000 produtores, muitos agricultores familiares, colaborando para a diversificação da renda da propriedade rural e a permanência do jovem no campo.

As ações de produção são pautadas pelo menor impacto ambiental, otimizando o uso da energia e dos recursos naturais, priorizando os recursos renováveis e a maior economia energética, buscando a ecoeficiência produtiva?, ressaltou Ortiz, ao complementar que, através da armazenagem da água da chuva, são irrigadas 400 mil mudas de nogueiras em produção e as árvores matrizes da propriedade, que também realiza a coleta seletiva de resíduos sólidos para posterior reciclagem.

A Divinut também apresenta autossuficiência energética, gerada por uma usina fotovoltaica, geração térmica com queima de biomassa de resíduos de descascamento, geração de biogás para suprimento de alimentos no refeitório e ainda produz o substrato para produção de mudas, utilizando cinza da queima da casca de arroz, além de cama de aviário, produzindo anualmente um milhão de litros de substrato para uso na produção de mudas de nogueira-pecã.

Durante a visita ao viveiro, para acompanhar o processo de produção de mudas e a tecnologia utilizada, foram demonstradas as vantagens relacionadas ao paradigma de ecoeficiência adotada pela empresa, bem como o modelo de parceria desenvolvido pela empresa que, ao fornecer as mudas de nogueira-pecã aos produtores, oferece suporte de um técnico, que visita as propriedades fazendo as recomendações, desde o preparo do solo, plantio e condução do nogueiral.

Muitos produtores parceiros são agricultores familiares que buscam a diversificação produtiva, alguns deixando o cultivo do tabaco, outros utilizando as nogueiras para sombreamento, visando oferecer conforto térmico para os rebanhos de leite, de corte ou ovinos. A Divinut incentiva a participação dos jovens, filhos dos produtores, em atividades que favorecem a sucessão familiar na propriedade.

Ortiz relatou ainda a contribuição da empresa em atividades e projetos junto à comunidade cachoeirense e da região em geral, como com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Semana Acadêmica da Ufrgs e em parceria em atividades de educação ambiental junto ao Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Cachoeira do Sul.

Para os extensionistas da Emater/RS-Ascar que visitaram a Divinut ?foi uma excelente oportunidade para o intercâmbio de experiências e conhecimentos sobre a tecnologia de produção de mudas de nogueira-pecã, seu beneficiamento, e conhecer o modelo de parceria que a empresa desenvolve com os produtores parceiros, muitos deles agricultores familiares buscando diversificar a produção em suas propriedades?, avalia Borba, que também é coordenador das áreas de Silvicultura e Sistemas Agroflorestais / Erva-mate / Geoprocessamento do Núcleo de Desenvolvimento Agropecuário da Gerência Técnica da Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.