RS: Feira Anual do Feijão Orgânico apresenta 32 variedades do grão
CI
Imagem: Divulgação
EVENTO

RS: Feira Anual do Feijão Orgânico apresenta 32 variedades do grão

Na quarta-feira (08/06), aconteceu a VII Feira Anual do Feijão Orgânico, na Praça Inácia Machado, no município de Piratini
Por:

Na quarta-feira (08/06), aconteceu a VII Feira Anual do Feijão Orgânico, na Praça Inácia Machado, no município de Piratini. A Emater/RS-Ascar estima que foi comercializada cerca de uma tonelada e meia (ou 1,5 ton) do grão, com 32 variedades de feijão orgânico, como pretos, cariocas, branco, vermelho e rajado.

Cleusa Manetti Porto, moradora local, relata que encontra na feira os orgânicos para consumo de sua família. "Esse hábito estimula uma produção diversificada, que também gera renda às famílias e valoriza a produção local", pontua. Ela diz entender que a feira oportuniza aos consumidores urbanos uma reflexão sobre a alimentação e sua qualidade.

Os feirantes e agricultores assentados Marcelino Hanauer e Elpidio da Silva concordam que as vendas no evento aproximam os agricultores às famílias consumidoras, permitindo uma "prosa sobre a qualidade desse alimento", além de estreitar as relações.

Após a abertura oficial, com presença do vice-prefeito Cláudio Dias e outras autoridades, houve confraternização com feijoada à base de feijão orgânico, acompanhado de arroz agroecológico, para mais de 200 pessoas, reunidas no Centro de Cultura Gaúcha (CTG) Vinte de Setembro.

A Feira é uma realização da Associação de Produtores Ecológicos Conquista da Liberdade (Apecol), junto à Associação de Produtores de Base Ecológica de Piratini (Aprobeco), ambas formadas por 30 famílias oriundas de Assentamentos da Reforma Agrária de Piratini. A feira tem como objetivo a comercialização de feijão in natura, além da venda de sementes crioulas. A produção orgânica envolve todas estas famílias assentadas.

O evento tem o apoio da Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Piratini, Embrapa Clima Temperado, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seadpr), Incra, Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), Bionatur e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.