CI

RS: Geada ameaça trigo, milho e fumo


O frio já traz prejuízos ao RS. Na quarta-feira (26), lavouras de trigo amanheceram cobertas de geada em municípios da região Norte. A Cotrijal realiza levantamento dos danos. Segundo o diretor da cooperativa, Gelson de Lima, o grão vai perder em qualidade e quantidade. Mas ainda é cedo para mensurar perdas, que devem começar a aparecer nos próximos dias. Lima alerta que, em lavouras de milho recém-plantadas, a geada pode ter matado as plantas. Em São Borja, as baixas temperaturas alertam os triticultores que têm 18 mil hectares cultivados, boa parte em fase crítica (formação de espiga, enchimento ou maturação).


Preocupação também entre fumicultores que temem risco de queda na produção devido ao estresse nas plantas. As baixas temperaturas interrompem o crescimento, resultando em diminuição no número de folhas por pé. Os ventos ainda rasgaram as folhas em algumas lavouras.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.