CI

RS: Kits de irrigação são entregues na região do Vale do Rio Pardo

Foram entregues kits de irrigação por gotejamento para serem distribuídos os beneficiários do Programa Segunda Água


Foto: Marcel Oliveira

Na terça-feira (22/12) foram entregues no Vale do Rio Pardo kits de irrigação por gotejamento para serem distribuídos às famílias beneficiárias do Programa Segunda Água da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e executado pela Emater/RS-Ascar em todo o Estado. Os equipamentos foram entregues pelo 3º Batalhão de Suprimento do Exército Brasileiro nos municípios de Ibarama (26 kits), Segredo (31), Passa Sete (12), Boqueirão do Leão (04) e Tunas (22), para que as prefeituras e as equipes da Emater/RS-Ascar levem os materiais para as famílias.

Cada kit é formado por caixa d'água de mil (1.000) litros, bomba d'água submersa, cabo para fiação elétrica, tubulação para condução da água do açude até a caixa d'água e até a área irrigada, filtros, registros, tubos gotejados para uma área irrigação de até mil (1.000) m² e todas as conexões e peças necessárias para a montagem do sistema.

As ações tiveram início em 2013, com a seleção das famílias conforme as especificações do Programa. Para tanto, as secretarias municipais de Agricultura e de Assistência Social auxiliaram na identificação das famílias em situação de vulnerabilidade social, público ao qual se destina o Programa. Os projetos foram elaborados pela Emater/RS-Ascar.

O extensionista rural Agropecuário da Emater/RS-Ascar, Tiago Gervasoni, explica que, por meio da instalação dos kits que será realizada em breve, conforme agendamento com as famílias, "existe a possibilidade de melhorar a produção de cultivos através do uso da irrigação, como hortaliças, feijão, milho, entre outras, aumentando a produção de alimentos para autoconsumo, minimizando custos com mercado externos, e ainda é possível vender o excedente da produção, melhorando a renda das famílias", frisa Gervasoni.

A Emater/RS-Ascar elabora projetos e também presta Assistência Técnica às famílias e acompanhou a construção dos açudes na primeira etapa do Programa.

Além dos municípios da região Centro Serra, nesta quarta-feira (23/12) foram entregues nove kits de irrigação para o município de Sinimbu. Ao todo, foram entregues 104 kits de irrigação por gotejamento para esses municípios.

Participaram da entrega no município de Segredo o assessor parlamentar Alex Teichmann, que na ocasião representou o secretário da Seapdr, Covatti Filho, o prefeito de Segredo, Valdir José Rodrigues, o secretário municipal da Administração, Diego Fernando Puntel, os vereadores Luiz Alceu Ribeiro, Paulo Henrique Marion e Silvio Antônio Baierle, e extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.