RS: parceria entre Sicredi e startup leva ferramenta de gestão para produtores da Serra gaúcha
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,046 (0,55%)
| Dólar (compra) R$ 5,60 (-0,69%)

Imagem: Divulgação

AGRICULTURA

RS: parceria entre Sicredi e startup leva ferramenta de gestão para produtores da Serra gaúcha

Região é uma das maiores produtoras de hortifrutigranjeiros e frutas do estado
Por:
468 acessos

A maior produtora de frutas e olerícolas do Rio Grande do Sul, a região da Serra gaúcha vem ganhando cada vez mais destaque e investimentos para continuar crescendo. Os cultivos como pêssego, maçã, ameixas e claro, as famosas uvas da Serra gaúcha, dentre outras culturas, são, em sua maioria, oriundos da agricultura familiar. Essas produções abastecem, inclusive, boa parte da Ceasa de Porto Alegre e de São Paulo.

Contudo, hoje já é possível – e necessário - tornar a atividade agrícola sustentável, tanto ambiental quanto economicamente. Assim, para fomentar essa produção e impulsionar a agricultura familiar, os produtores da Serra podem contar com o auxílio de Cooperativas de Crédito, como a Sicredi Pioneira. Muito além de financiamento, a primeira cooperativa de crédito da América Latina passou a oferecer ferramentas que ajudam a solucionar, de forma fácil e acessível, as dificuldades do dia a dia da propriedade. Esse impulso vem através da startup Elysios Agricultura Inteligente e é fomentado pela Sicredi Pioneira. Através dessa parceria são fornecidas ferramentas para a gestão otimizada da propriedade rural.

São soluções como rastreabilidade e otimização de insumos, com visualização em tempo real dos acontecimentos do cultivo. Esses registros são armazenados através do aplicativo Demetra, que é o Caderno de Campo Digital desenvolvido pela startup. O Caderno de Campo permite que o produtor dedique seu tempo nos cuidados do manejo da planta, enquanto a tecnologia faz o levantamento e controle, com segurança, das estimativas e variáveis da lavoura.

A solução desenvolvida pela startup foi criada por um grupo de ex-alunos da UFRGS, com foco inicial no setor de frutas, verduras e legumes que pode ser adaptada conforme a necessidade de cada cultura.

Para Carlos Martinho Berres, assessor de agronegócio da Sicredi Pioneira RS, os produtores tem acelerado o uso de tecnologias. “Dessa forma, a Elysios traz uma solução que dá qualidade e segurança a toda cadeia, ou seja, ao produtor, intermediário e consumidor”, destaca Martinho.

No caso dos produtores de uva, o objetivo é garantir alta qualidade ao produto, através de rastreabilidade, monitoramentos de pragas e doenças, sinistros, entre outras situações impactantes na cadeia produtiva. No mês de agosto deve ser iniciado um projeto piloto com produtores da região, sendo possível até final do ano estender a todos os produtores que tiverem interesse e necessidade do sistema para organização e qualificação da propriedade.

“A Sicredi Pioneira possui um olhar à frente sobre a importância da adoção de tecnologias no campo. Acreditamos que esta parceria vai valorizar a produção de frutas e hortaliças da Serra gaúcha, ajudando os produtores na gestão da propriedade e comprovando a qualidade de nossos cultivos", conclui o diretor comercial da Elyisos, Mário Apollo Brito.

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink